Prefeitura Municipal de Quirinopolis - 23/04/2018
Usina São Francisco impulsiona etanol de milho em 2018/19, devendo atingir o ápice da produção

A Prefeitura de Quirinópolis por meio do Prefeito Gilmar Alves e Vice-Prefeito Zezé parabeniza o Grupo - USJ, um dos mais tradicionais do setor sucroenergético brasileiro, que impulsionará a fabricação de etanol de milho na safra 2018/19, conforme sua usina flex São Francisco (Nova Fronteira Bioenergia joint venture com a CARGIL) em Quirinópolis já se aproxima da capacidade máxima de fabricação do biocombustível.

A unidade está em uma região estratégica, com oferta abundante de milho, e por isso recebeu investimentos de mais de 150 milhões de reais para fabricar álcool também com o cereal, não apenas com a cana. A produção começou em 2016 e deve se aproximar da capacidade máxima na atual temporada, iniciada neste mês, afirmou a Presidente Maria Carolina Ometto Fontanari, à frente do Grupo - USJ desde 2013, em substituição a Hermínio Ometto Neto.

"Vamos aumentar a produção graças ao" "ramp-up" previsto. Passaremos para 100 por cento (da capacidade) agora", afirmou a executiva.

Conforme ela, o processamento de milho para fabricação de etanol irá a 300 mil toneladas no ciclo vigente, ante 255 mil na temporada passada. Com isso, a expectativa é de que a produção do biocombustível de milho cresça para 120 milhões de litros. Tal volume, porém, só deverá aparecer com força entre dezembro e março, quando se encerra a moagem de cana e a usina passa a rodar com milho.

"Cerca de 65 por cento de todo o etanol da usina é produzido na entressafra de cana", disse Maria Carolina.

Em 2017/18, a unidade produziu um total de cerca de 150 milhões de litros de etanol, sendo 102 milhões de litros produzidos a partir do milho. Em operação desde 2007, graças ao empenho do Prefeito Gilmar Alves ainda no seu primeiro mandato, a Usina São Francisco representou um importante movimento de expansão do Grupo - USJ, e desde então ajuda fomentar o progresso e o desenvolvimento do município e da região quirinopolina.

Construindo um novo FUTURO!