O diabetes é caracterizado pela interrupção total ou parcial da produção de insulina. Com isso, os níveis de glicose sanguínea ficam elevados, sendo necessária a utilização de medicamentos hipoglicemiantes orais ou de insulina para controlar esse aumento. Existem vários fatores de risco para a doença, entre eles: 3ª idade 60 anos ou mais, histórico familiar de diabetes, sedentarismo, maus hábitos alimentares, obesidade e estresse físico e emocional.

Os principais sintomas do diabetes são: muita sede, vontade de urinar de forma excessiva, perda de peso, fome exagerada, visão embaçada, machucados que demoram a cicatrizar, fadiga, dores nas pernas causadas pela má circulação e infecções repetidas na pele ou nas mucosas.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos dessa doença no mundo.

Para o seu tratamento, independentemente do tipo de remédio instituído, a dieta é fator essencial para o paciente que possui essa doença. Veja abaixo algumas dicas para o cuidado e para a prevenção do diabetes:

Excluir da dieta alimentos feitos com açúcar, mel, além de frituras e bebidas alcoólicas, dando preferência aos alimentos integrais, aos legumes e a verduras e frutas.

importante associar à dieta a prática de atividade física, melhorando, assim, o condicionamento físico, reduzindo o peso e, dessa forma, fazendo melhor uso do açúcar.

Fibras como farinha de linhaça, aveia, farelo de arroz, farinha da casca de maracujá e farinha de banana-verde são indicadas, pois reduzem a velocidade de absorção de glicose pelo organismo, auxiliando no CONTROLE das taxas sanguíneas. Atenção ao rótulo: existe diferença entre os produtos diet e light. Estes possuem isenção de algum componente, podendo ser sódio, açúcar ou mesmo gordura aqueles possuem redução de no mínimo 25% de algum componente. Portanto, deve ser descrito no rótulo qual é a propriedade que sofreu a referida redução. Muitos diabéticos buscam produtos diet, mas não se atentam sobre qual componente esse produto é isento, devendo se preocupar se esse produto é diet e isento de açúcar ou sem adição de açúcar. Os produtos diet e light devem ser consumidos em ocasiões especiais e não devem substituir os alimentos naturais.

Ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, associada à prática de atividade física, é uma atitude saudável tanto para os diabéticos quanto para qualquer outra pessoa que queira se manter em dia com a sua saúde. Faça a sua parte, PREVINA-SE!

PREFEITURA DE QUIRINPOLIS

Construindo um novo FUTURO!

Compartilhar notícia