“Nós somos muito bons da porteira para dentro, mas é hora de aprender a olhar também para fora”. Com mais ou menos essas palavras, o secretário municipal de agricultura, Guilherme Franco, recebeu dezenas de produtores rurais que se reuniram na última quinta-feira (9), para participar da palestra “Proteja sua Safra – não fique refém da volatilidade do mercado”, uma parceria entre empresas privadas, como a XP Investimentos, Zahl Investimentos e Aerotek, com a Prefeitura de Quirinópolis pelo desenvolvimento do agronegócio na região.
Assim, o foco do evento foi ensinar aos produtores rurais sobre ferramentas de mercado para, não só aumentar a rentabilidade, mas também para proteger as produções da volatilidade do mercado, como explicou Fernanda Daumas, assessora da Zahl Investimentos e uma das palestrantes da noite. “A gente vê, principalmente em São Paulo, que o pessoal é bem acostumado a fazer esses movimentos de mercado, tanto para a proteção da safra, quanto para rentabilizar melhor o seu caixa. Então, a gente acha muito importante trazer essas informações para cá”, explicou.

Da mesma forma, João Vitor Junqueira, sócio da corretora paulista, contou como em um Estado com tanta capacidade produtiva, como Goiás, trazer esse tipo de informação é uma tarefa fundamental. “Os produtores daqui são muito tecnificados e buscam sempre estar acompanhando a tecnologia, as tendências para se adequar e crescer cada vez mais”, iniciou e concluiu dizendo que “é um estado muito bom de trabalhar porque as pessoas querem saber, têm sede de conhecimento e realmente executam o que a gente ensina”.
Deste modo, iniciativas como estas são também uma forma da Prefeitura em fomentar o agronegócio local, preparando a população para operar em um mercado cada vez mais fortalecido. Assim, Fernanda destacou a importância da parceria: “quando a gente vê uma chancela, um carimbo da Prefeitura apoiando, isso reforça muito a importância do evento e dá um suporte e mostra que a prefeitura está se importando com a educação financeira da sua comunidade”, finalizou.