A Expoaq é também uma boa oportunidade para produtores, pecuaristas e especialistas do campo buscarem novos conhecimentos e várias parcerias para ampliar e profissionalizar seus negócios. Durante toda a semana de festa, a agenda durante o dia foi pensada com diversas palestras que ensinam sobre as principais e mais atuais perspectivas para o agronegócio da região.
É como explicou o empreendedor Marcelo Stipp, um dos palestrantes do terceiro dia, “a nossa ideia é fomentar o agronegócio, tanto na agricultura, quanto na pecuária para aumentar a produtividade”. Para isso, a palestra da manhã desta quinta-feira (07) teve como principal foco o uso de novas tecnologias disponíveis no mercado para “fomentar melhor a região, produzir mais, mais limpo, com menos toxicidade na terra, tecnologia nova”.

Da mesma forma, o coordenador de negócios da Cooperativa Agrovale, William Rocha, cooperativa responsável pela realização de duas oficinas na festa, contou que o intuito foi realmente pensar temas de relevância para quem vive e entende do campo. “Trouxemos dois temas, primeiro sobre a estação seca que é um desafio para os últimos dois anos devido à geada, que vem prejudicando bastante o produtor. Na palestra de ontem, falamos sobre o mercado de carne bovina, a importância desse mercado para nós, principalmente para os países fora”, ressaltou.
Assim, o especialista reforçou que este é o momento de ter o olhar voltado também ao mercado externo. “A gente exporta bastante para fora do país, então a gente veio falar sobre esse tipo de exportação, a variante do preço do leite, então a gente trouxe essas informações para ajudar no dia a dia”, afirmou e completou “Eu acho que para o produtor estar conectado com essas informações ajudam bastante no dia a dia na tomada de decisões, principalmente na venda”.
Dezenas de produtores já passaram pelo auditório do Sindicato Rural, ponto de realização das palestras e aproveitaram para adquirir conhecimento e impulsionar ainda mais, na prática, não apenas o agro na região, mas também todo comércio e indústria local, consolidando Quirinópolis como um polo potencial e atrativo. “Estamos buscando, junto ao Sindicato e à Prefeitura, que essa festa seja também uma semana de negócios. Para a gente aumentar o faturamento de Quirinópolis e todos os comércios serem elevados nessa questão”, finalizou William.
As palestras durante a EXPOAQ são realizadas em parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural, Agrovale, Senar Goiás, UEG Effatha e Emater.
