Lembram do Seu Manoel? No Dia Mundial da Alfabetização, contamos um pouco da história dele que, aos 70 anos, conseguiu escrever seu nome pela primeira vez. Pois bem, ele se formou junto com mais 12 alunos que concluíram o Programa Alfabetização e Família, uma iniciativa do Governo de Goiás para combater os índices de analfabetismo no Estado.
A cerimônia de formatura aconteceu nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, com a presença de representantes do executivo, legislativo e sociedade civil. O prefeito Anderson de Paula, acompanhado pela secretária municipal de promoção e assistência social, primeira-dama Geiciane Souza, ressaltou o quão importante é essa conquista na vida de cada um. “Eu quero dizer do orgulho que estou sentindo de entregar esse diploma a cada um de vocês porque é um diploma que traz dignidade”, parabenizou o gestor.
Anderson afirmou ainda que o programa, que prepara os alunos para ingressarem no EJA, é um divisor de águas no Estado e, por isso, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social não mediu esforços para viabilizar sua execução no município, com uma busca ativa por seus estudantes. Quirinópolis integrou a segunda etapa do projeto criado em 2019.
Neste sentido, a vice-prefeita Nicolina concluiu dizendo “não importa o curso que sua vida trilhou, o que importa é a sua vitória” e, hoje, não só a Prefeitura de Quirinópolis, como todas as famílias e população em geral comemoram essa conquista de cada aluno. Afinal, a educação muda vidas e este foi só o começo de uma nova jornada.
Alfabetização e Família
Para atender jovens, adultos e idosos não-alfabetizados e em situação de vulnerabilidade, o Governo de Goiás desenvolve o projeto Alfabetização e Família.
Executado pela Seduc e pelo Goiás Social, o Alfabetização e Família visa alfabetizar pessoas que não tiveram a chance de aprender a ler e escrever na idade certa. A intenção é que elas tenham condições de ingressar posteriormente em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluir a Educação Básica.
Ao todo, 3.688 jovens, adultos e idosos de 149 municípios goianos estão inscritos nas turmas de terceira e quarta fases do programa. O programa também foi ampliado para atender nas unidades prisionais do Estado, localizadas nos municípios de Aparecida de Goiânia, Águas Lindas e Anápolis.