Reencontro viabilizado pela Prefeitura foi marcado por um sentimento de grande alívio e, sobretudo, emoção

Quando seu Alberto, mais conhecido por Bila em São Francisco de Sales, avistou as casas laranjas da Vila Feliz, os olhos lacrimejaram. É que o empresário sabia que, em poucos minutos, colocaria fim a busca da família que, há mais de 30 anos, não via o tio e temiam que esse reencontro nunca mais acontecesse. O momento foi possível depois que Alberto entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que, após apurar se a história era real, iniciou uma busca ativa para localizar seu Joaquim, mais conhecido por aqui como Vanderley das Crianças. 

Com passos apressados e o celular na mão em uma videochamada com a família, Alberto acompanhou o secretário municipal de saúde, Jader Adriano, até a casa onde seu Joaquim mora nesta tarde (12). Todos queriam presenciar esse momento. Foi só chamar pelo nome artístico, que ele logo veio com passos curtos e olhar desconfiado. A camisa aberta tentando afastar o calor do verão goiano e a expressão surpresa entregavam que Joaquim não esperava pela visita, atrasada há mais de três décadas. “É o Bila?”, exclamou o tio atendendo ao chamado na porta e foi no abraço entre o tio e sobrinho que o tempo pareceu parar e fez trinta anos se tornarem passado diante do novo futuro que começava ali. 

Em São Paulo, família acompanhou o reencontro em tempo real. | Foto: Wilson Júnior

Busca ativa por um final feliz

O final feliz teve início quando a família do seu Alberto resolveu iniciar as buscas pelo único tio ainda vivo. Entre grupos, pesquisas e conversas com pessoas que poderiam conceder alguma informação, conseguiram uma pista de que Joaquim estaria em uma cidade do interior de Goiás chamada Quirinópolis. Confiante, mas sozinho, o empresário começou a seguir as informações e chegou até o bairro onde seu Joaquim mora, um conjunto de habitações sociais cedido pela Prefeitura a idosos em situação de vulnerabilidade social e que, por isso, recebem acompanhamento do CRAS. Assim, Alberto foi até a Vila Feliz, mas encontrou o Joaquim errado. 

É que, por aqui, quase ninguém da vizinhança o conhece pelo nome de registro. Entretanto, neste mesmo período, a Secretaria Municipal de Saúde já acompanhava a história da família. Mas, o primeiro passo foi acionar a equipe jurídica da para checar se, de fato, tudo era real, prezando pela integridade do morador da cidade. “Vendo todo esse enredo da história do seu Alberto em busca do tio, a secretária de saúde de São Francisco de Sales entrou em contato comigo por telefone e pediu apoio”, explicou Jader.  

“Diante disso, a gente foi fazer uma busca ativa junto à nossa equipe, buscando o endereço, a história dele. O seu Alberto colaborou, passou toda a documentação que nossa equipe jurídica pediu para analisar se a história era verdadeira, sempre prezando pela ética e cuidando da privacidade do seu Joaquim e, assim, foi possível viabilizar esse reencontro de hoje”, concluiu, ressaltando que para promover histórias assim, que impactam diretamente a vida da população de Quirinópolis, a Prefeitura não mede esforços. 

História teve final feliz com apoio da Prefeitura. | Foto: Wilson Júnior
Compartilhar notícia