A administração municipal realizou nesta sexta-feira (26), audiência pública para Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias Anual para 2020. A ocasião aconteceu no final da tarde no antigo plenário da Câmara de Vereadores. Secretários, Subsecretários, Vereadores e comunidade local compareceram para discutirem as diretrizes orçamentárias previstas para o próximo ano.

DESFECHO: A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) orienta a elaboração e execução do orçamento anual e trata de vários outros temas, como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União. o instrumento de conexão entre o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento anual, pois estabelece a ligação entre o curto prazo (orçamento) e o longo prazo (PPA).

A LDO orienta a elaboração da LOA. Fixa as metas e prioridades da Administração Pública. Dispõe sobre alterações na legislação tributária (previsão de novos tributos, alterações de alíquotas etc). Estabelece metas fiscais (diferença entre arrecadação prevista e gastos , exceto pagamento de juros). Estabelece riscos fiscais e os fatores que podem vir a afetar as contas públicas.