Colhendo Sementes, Plantando o Futuro: SEMMA lança concurso de educação ambiental com alunos de escolas rurais do município

Imagina aprender lições de educação ambiental, ajudar o Viveiro Municipal e ainda concorrer a prêmios. Em uma parceria com instituições de ensino municipais rurais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) lançou o concurso “Colhendo Sementes, Plantando o Futuro”, que vai premiar com bicicletas, TV e até um celular os alunos que mais recolherem sementes de árvores nativas do Cerrado, com o objetivo de ajudar a compor o banco de sementes do Viveiro Municipal.

Mas, além de auxiliar nas atividades da unidade, o projeto funciona como uma importante ação de educação ambiental, uma vez que ensina sobre a importância da preservação e reflorestamento de áreas, sobretudo nascentes, mostra quais são as árvores nativas do cerrado presentes nos cenários cotidianos dos alunos que vivem nas regiões rurais e ainda estimula a participação cidadã dos alunos nas ações do município. 

Assim, para estimular a participação no projeto, a pasta criou uma premiação para os alunos e escolas que mais se destacarem. A escola que mais coletar sementes vai ganhar um dia no Clube Eldorado. Quanto aos prêmios individuais, o estudante que mais se destacar nas turmas de pré-escola vai receber uma bicicleta aro 20; do 1º ao 5º ano, uma bicicleta aro 26; do 6º ao 9º ano, uma TV 32 polegadas e, no ensino médio, um celular. A premiação será no dia 11 de dezembro.

Para o lançamento do projeto, representantes da SEMMA foram pessoalmente em cada unidade com panfletos educativos e ensinaram aos pequenos como identificar as espécies, a forma como as sementes deverão ser entregues e como deverão apresentar os relatórios das atividades realizadas.

Compartilhar notícia
Notícias relacionadas