Na campanha de prevenção contra a gravidez na adolescência, a Prefeitura de Quirinópolis adotou as principais estratégias para trabalhar com o tema: acolhimento, escuta atenta e diálogo aberto. Neste mês, atores da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente, como CRAS, Conselho Tutelar, Educação e Saúde, realizaram uma série de palestras com os alunos do 8º ano da rede municipal e estadual de educação.

Com foco no tema “Adolescência primeiro, gravidez depois”, profissionais de diversas áreas mostraram como é importante viver cada fase da vida a seu tempo, explicaram que, quando o assunto é namoro, é necessário ouvir o que os pais ou responsáveis orientam dentro de casa e tiraram dúvidas dos jovens sobre tudo que envolve o tema com sensibilidade, responsabilidade e, sobretudo, sem tabus.

O fato é que a adolescência é uma fase cheia de dúvidas, inquietações e transformações, por isso falar abertamente sobre os riscos de uma gravidez precoce e criar ambientes em que os adolescentes se sintam seguros e acolhidos é uma das melhores formas de prevenção. Por isso, a iniciativa encabeçada pela coordenadora do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e CRAS, Daiane Ribeiro, tem como objetivo reduzir os índices de gestações precoces no município. Atualmente, 22 meninas em idade escolar realizam exames pré-natais no município.