Órgãos agiram conforme orientações da SUVISA

O Procon Quirinópolis tem intensificado suas ações de fiscalização. Na última semana, o órgão se uniu à Vigilância Sanitária para realizar uma operação visando a proteção à saúde da população e o combate de irregularidades no município, o que resultou na apreensão de mais de 400 cigarros eletrônicos e 800 essências em um dia de trabalho. 

Ao todo foram pelo menos 20 estabelecimentos comerciais vistoriados e a apreensão aconteceu em cerca de oito deles. Coordenadora do Procon Quirinópolis, Deuseny Ferreira destacou que a ação não é uma iniciativa isolada do município e que partiu de uma orientação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA). “Procons de diversas cidades estão fazendo a mesma ação, que é uma solicitação da Suvisa feita há anos”, explicou. Ela destaca ainda que a cidade já recebeu casos de internações provocadas pelo consumo do produto.

Comerciantes terão trinta dias a partir da data da operação para apresentar recurso quanto às apreensões. Passado o período os objetivos serão destruídos. O fato é que a venda de cigarros eletrônicos no Brasil é proibida no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão alega que “essa decisão se baseou no princípio da precaução”, já que não existem dados científicos que comprovem as alegações de que o produto seria uma alternativa aos cigarros tradicionais, cujos danos à saúde são amplamente conhecidos.

Compartilhar notícia