Em maio, o Brasil inteiro entra na campanha Faça Bonito, um mês focado em mobilizar, sensibilizar e informar a população na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Quirinópolis, desde abril, a rede de proteção tem realizado uma série de ações para formar e capacitar os profissionais que atuam diretamente nos casos de violação de direitos dos pequenos e trabalhar na prevenção e combate.

Assim, uma das estratégias lançadas durante a campanha foi o Concurso de Redação e Desenho Faça Bonito, que estimulou professores a trabalhar o tema dentro de sala de aula e ainda premiou os alunos que se destacaram nas produções. Nesta sexta-feira (13), aconteceu a entrega dos prêmios aos doze alunos vencedores. Além disso, para reconhecer o trabalho realizado pelos docentes, os professores dos estudantes premiados também receberam um presente.

Assim, o prefeito Anderson de Paula ressaltou que, neste mês, a campanha ganha força, mas que o “Faça Bonito é uma bandeira para o ano todo”, explicou. “Nós não queremos o Faça Bonito apenas para um dia, nós queremos ele acontecendo de verdade dentro das nossas escolas todos os dias”, completou a vice-prefeita Nicolina. Além disso, aproveitando o momento, o gestor pediu também aos professores e agentes da rede de proteção: “vamos ter muito cuidado, vamos ficar muito atentos aos detalhes, às marcas, aos trejeitos. Só de você olhar em uma criança, você sabe o que ela está sentindo”.

Neste sentido, em abril, toda a rede de proteção participou de uma formação com a pesquisadora em enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, Caroline Arcari. O evento marcou a abertura das atividades do Faça Bonito e, como explicou a secretária de promoção e assistência social, primeira-dama Geiciane Souza, “a partir daqui, reunimos a força que precisamos para seguir na promoção de direitos e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”. Deste modo, Geiciane ressaltou também a importância do trabalho em rede, “nas escolas, na assistência social, na saúde e na segurança pública, onde um de nós estiver, teremos uma criança segura”.

Da mesma forma, a secretária municipal de educação, professora Vone, comentou que “cada dia que nós levantamos, nós educadores pensamos em nossas crianças e adolescentes e não medimos esforços para fazer o que tem que ser feito” e que é essa busca pela promoção de direitos que tem movido a gestão na criação de ações e projetos que, de fato atendam a população. “O Brasil carece de um programa arrojado integrado de políticas públicas de prevenção à violência infanto juvenil”, ressaltou Vone.

Faça parte dessa campanha! Denuncie.

Conselho Tutelar: (64) 99613-4821
Dique Direitos Humanos: 100

Confira abaixo os alunos premiados: