Em um momento histórico para o município, nesta sexta-feira (26/03), aconteceu a primeira sessão de hemodiálise em Quirinópolis. O equipamento, instalado na UCI do Hospital Municipal, foi encontrado pelo prefeito Anderson de Paula durante uma de suas visitas à unidade de saúde, o mesmo havia sido comprado há dez meses pela gestão passada e, em apenas seis dias, a máquina foi colocada para funcionar efetivamente.

Agora, os pacientes internados na UCI e que necessitam do tratamento não precisarão mais esperar para serem transferidos para outras cidades, o que, com certeza, salvará muitas vidas em nosso município. “Após anos de sua implantação, a UCI/UTI do nosso Hospital Municipal, não contava com a diálise, fato este que levou vários pacientes serem transferidos através da regulação e, infelizmente, perdemos vidas aguardando as vagas. Mas, agora, essa realidade mudou”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Goulart.

Próximos passos
A implantação do equipamento no Hospital Municipal representa apenas o começo de um projeto que pretende tornar Quirinópolis um polo de saúde referência para a região. Isso porque, em breve, mais pessoas poderão ter acesso ao tratamento gratuito e de qualidade com a implantação da hemodiálise também na policlínica, que logo será inaugurada no município.

Os recursos, um total de R$1,4 milhão, para a compra dos equipamentos foram captados por meio de emenda parlamentar destinada ao município pelo deputado federal José Nelton. A iniciativa foi anunciada no dia 21 de janeiro e, no dia 11 de fevereiro, o dinheiro já estava em conta para a aquisição das máquinas. Além disso, no mesmo dia, o secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino, durante encontro com o prefeito Anderson de Paula, anunciou que “ainda neste semestre, inauguraremos em Quirinópolis a policlínica, que vai servir a Quirinópolis e região”. E acrescentou ainda que, com o repasse do deputado, “os pacientes renais crônicos, tanto de Quirinópolis quanto da região, serão beneficiados e cuidados”.