Pais e responsáveis precisarão apresentar Certificado de Vacinação para realizar matrícula escolar
Saúde vai realizar ação especial para vacinação e entrega dos certificados de vacinação nesta terça-feira (14)
Atendendo a lei estadual nº 22.243/2023, agora pais ou responsáveis deverão apresentar Certificado de Vacinação para a efetivação da matrícula escolar. O documento emitido pela Secretaria Municipal de Saúde em qualquer UBS do município constata como está o esquema vacinal do menor e tem como objetivo garantir uma quantidade maior de crianças e adolescentes vacinados no Estado de Goiás.
Ao todo, cerca de 4 mil crianças em Quirinópolis estão com o esquema vacinal atrasado. Pensando nisso, para facilitar ainda mais o acesso à vacinação e tendo em vista a proximidade do período de matrículas, a Saúde vai realizar, nesta terça-feira (14), o Happy Hour da Vacina, das 17h às 21h, na Feira Coberta. Além do horário mais atrativo, a pasta vai ofertar pipoca, som com músicas para criar o clima de happy hour e ainda quem se vacinar no dia vai concorrer a um sorteio de R$200. Na ação, também serão emitidos os Certificados de Vacinação, para isso, os responsáveis deverão apresentar o cartão da criança.
Certificado de vacinação
O Certificado de Vacinação foi um documento desenvolvido pelo Estado de Goiás. Nele, tanto o profissional da sala de vacina, quanto o responsável legal pela criança ou adolescente vão atestar se o esquema vacinal do menor está 1) completo e atualizado, 2) incompleto, mas que as vacinas em falta serão aplicadas, ou 3) incompleto e o responsável se recusa a vacinação.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação, esta é uma grande ação do governo estadual, já que a exigência servirá como um alerta não só para a comunidade escolar, mas para a sociedade em geral. “A escola é um lugar de coletividade; então esta prática significa que nós ganharemos um reforço para tornar o ambiente escolar um local ainda mais tranquilo e seguro,” afirmou a secretária Fátima Gavioli.
É necessário ressaltar ainda que, mesmo com obrigatoriedade da rede de ensino de exigir o Certificado de Vacinação, nenhum aluno será impedido de estudar. Porém, é necessário que todos os pais se mobilizem em prol da campanha e entendam a importância da vacinação para a saúde e desenvolvimento plenos dos pequenos.
Salas de Vacina
Quem ainda não conseguir participar do Happy Hour da Vacina poderá procurar qualquer sala de vacina do município de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 16h, nos seguintes endereços para atualizar o cartão de vacina:
UBS 5 – MILTON BENTO (Conjunto Eldorado)
UBS 9 – TONHO MARIQUINHA (Feira Coberta)*
*aberta também aos finais de semana e feriados.
UBS 10 – DEVARLEY TRONDY (ao lado do Hospital Municipal)
UBS 11 – SEBASTIANA PASCOAL (Praça do Peru)
UBS 12 – HÉLIO CAIADO FLEURY (Jardim Vitória)
Documentos necessários: cartão de vacina e cartão SUS