“[Temos] pessoas do município, da nossa cidade, para as quais precisam chegar políticas públicas”, afirmou o prefeito recém-empossado Anderson de Paula ao pedir que, nesta gestão, executivo e legislativo trabalhem juntos à serviço da população

Aconteceu nesta sexta-feira, 1° de janeiro, a cerimônia de posse dos vereadores e transmissão de cargo para a administração 2021-2024 da prefeitura de Quirinópolis. Entre ritos solenes e muita emoção, o evento marcou um novo momento na história do município e, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, precisou ocorrer de maneira extraordinária com restrição de convidados e transmissão ao vivo a toda população por meio dos canais de comunicação oficiais da Câmara Municipal.

Deste modo, a cerimônia contou com a presença do, agora recém-empossado, prefeito Anderson de Paula, a vice-prefeita Nicolina Maria, primeira-dama Geiciane Souza, bem como dos os treze vereadores que assumiram as cadeiras do legislativo para os próximos quatro anos e do ex-presidente da Câmara, Edvaldo Antônio de Souza. Além disso, encerrando seu terceiro mandato, o ex-prefeito Gilmar Alves, acompanhado da ex-primeira dama Zélia Teodoro, participou do terceiro momento da solenidade para realizar a transmissão de cargo e prestar contas acerca dos últimos quatro anos de gestão.

No mesmo evento, aconteceu também a eleição do novo Presidente da Câmara Municipal, que ocupará a cadeira pelos próximos anos e conduzirá os trabalhos do legislativo. O vereador recém-empossado Fernando Novais foi eleito com unanimidade dos votos.

Poderes unidos

2020 entrou para os anais da história como o ano que ensinou a viver um novo normal. Assim, para que, no primeiro dia de 2021, a solenidade de posse pudesse acontecer de modo seguro à saúde da população e de todos os presentes, foi necessário que poder legislativo e executivo trabalhassem juntos para realizar todos os ritos de ambas as casas em um só lugar e garantir que todos os protocolos sanitários fossem seguidos.

Neste sentido, a vice-prefeita e atual secretária municipal de educação, cultura, desporto e lazer Nicolina Maria  reforçou,  “o que o pessoal queria realmente era uma festa maior, mas nós sabemos o período e o tempo que nós estamos atravessando. A gente ama muito o nosso povo, a nossa cidade, por isso, essa solenidade está restrita, mas haverão dias que iremos levar o anseio desse povo para uma festa grande”.

Nicola, como é conhecida, também expressou o desejo de que a união da cerimônia se estendesse aos próximos dias da gestão. “Eu tenho que dizer à nossa comunidade que, a partir de agora, nós somos um só povo, uma só família” e completou “…não é fácil fazer uma gestão, mas essa gestão será coletiva. Quero dizer aos nobres vereadores: podem contar conosco, para discutir, buscar o diálogo, um bom entendimento que traga em cada prosa, em todo projeto, em todo ideal de um legislador o povo. É o que nós também vamos fazer na prefeitura municipal”.

A mesma perspectiva foi reforçada pelo prefeito Anderson de Paula ao declarar aos vereadores que “não existem grupos políticos mais”. E continuou, “o que tem são pessoas, do município, da nossa cidade, para as quais precisam chegar políticas públicas. Parabéns a vocês da câmara, de coração. Eu espero essa reciprocidade que vocês estão tendo comigo agora e dizer que o executivo é parceiro do legislativo”.

Apresentação dos secretários de governo

Outro momento, já iniciando o fim da solenidade, foi a apresentação dos novos secretários que governo, time escolhido para cuidar de cada pasta do município. Ao apresentá-los, o prefeito Anderson de Paula declarou, “quero agradecer a todos os secretários presentes aqui e dizer que é uma honra caminhar com vocês”.

Assim, confira abaixo a relação dos secretários de governo da gestão 2021-2024:

Valmir Andrade – Secretário Municipal de Administração
Geiciane Souza Ferreira Silva – Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social
Nicolina Maria da Costa Pereira – Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer
Celso Rodrigues Parreira – Secretário Municipal de Economia e Finanças
Solange de Fátima Oliveira – Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Guilherme Marques Franco – Secretário Municipal de Agricultura
Márcio Adriano Zaneto – Secretário Municipal de Urbanismo e Obras Públicas
Márcio de Paula Carvalho – Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo
Rodrigo Ferreira Goulart – Secretário Municipal de Saúde
Priscilla Pereira Rocha – Secretária Municipal para Assuntos Extraordinários
Júlio Flávio Rocha de Moraes – Secretário Municipal de Governo
Salvador Correia Martins – Chefe de Gabinete

Por fim, a solenidade terminou deixando nos presentes o sentimento de força e alegria para iniciar uma nova gestão em Quirinópolis. E, para todos que não conseguiram assistir ao vivo, a transmissão ficou gravada nas redes sociais da Câmara Municipal.

YouTube: Legislativo Quirinópolis (https://bit.ly/38MOqBB)
Facebook: Câmara Municipal de Quirinópolis (https://bit.ly/34VrZt7)
Site: https://www.quirinopolis.go.leg.br/

Confira o vídeo com o resumo de tudo que aconteceu!