Com apoio da SECUT-GO, através da lei Aldir Blanc, a associação luz do cerrado orquestra raízes de Quirinópolis José Henrique da viola, aprova projeto que resgata duas tradições culturais mais antigas do município de Quirinópolis.

As manifestações culturais mais antigas do município de Quirinópolis são dança do Catira com 122 anos de existência. Já a folia de Reis, com 104 anos de tradição, segue junto outras tradições do mesmo período: Música sertaneja raízes está bem preservada através da orquestra raízes de Quirinópolis José Henrique da viola e também as fiandeiras na qual o município tem necessidade de resgatar.

Dança do Catira e Folia de Reis e de origem da região do Verissimo MG e implantada na região da fazenda pedra lisa município de Quirinópolis, neste período implantação destas manifestações culturais o município de Quirinópolis pertencia a comarca do município de Rio Verde, 

O projeto foi executado diretamente com a presença viva dos mestres de ancestralidade detentos desta tradicional expressão cultural quirinopolina, na qual foi passada o conhecimento com amor e carinho,  garantindo a continuidade da tradição histórica do munícipio de Quirinópolis conheça nossos últimos mestres da DANÇA DO CATIRA que restava antes de resgatar a tradição centenária.

Através da Leis Aldir Blanc, CONCURSO N.º 10/2021 SECULT GO – CULTURA POPULAR – LEI ALDIR BLANC 2021 – Inscrição 665540081 resgatou uma tradição no município de Quirinópolis que corria risco de cair no esquecimento pois somente os mais velhos eram detentores deste conhecimento agora após a execução do projeto  nova geração já adquiriu o conhecimento através do projeto  TRADIÇÕES RAIZES POPULAR  o projeto foi executado de forma gratuita por se tratar de uma instituição as crianças e adolescentes, que e estão capacitado a dar continuidade a manifestação cultural tradicional.

O projeto tradições razies popular foi executado todas etapas com muito sucesso teve participação direta de pesquisadores sendo o coordenador geral da equipe principal professor doutor em patrimônio imaterial Dr. Edevaldo Aparecido Souza e também da produtora cultural uma Matriarca da cultura Quirinopolina Marli Rios também faz parte da equipe principal.

Durante a execução do projeto a equipe principal Coordenador geral professor Dr. Edevaldo Aparecido Souza pesquisador representante da UEG um parceiro da associação na execução de projetos em extensão. Junto produtora cultural Marli Rios reuniu com as famílias que teve ancestrais metres destra tradição que contribuiu e continua contribuindo na continuidade da tradição com Objetivo e meta homenagear e reconhecer a contribuição destes queridos mestres que fez e faz muito pela tradição. e ficou assim definido: criação de grupos informais que poderão ser futuramente pontos de cultura informal são eles:

– COMPANHIA DE FOLIA DE REIS CAPITÃO LAURO CAMPOS. (tradição pedra lisa)

– COMPANHIA DE DANÇA DO CATIRA FEMININO DOTE E ALARICO. (tradição pedra lisa)

– COMPANHIA DE DANÇA DO CATIRA MASCULINO NEGO TULICA. (tradição pedra lisa)

Após a finalização do projeto a equipe reuniu para avaliação do projeto concluiu grandes benefício a cultura QUIRINOPOLINA que assegurou as tradições centenárias do catira e folia de reis. A prefeitura municipal através do prefeito Andersom de Paula e a vice prefeita  Nicolina,  abraçou a causa e vai dar continuidade ao projeto que iniciara em agosto 2022 Em parceria com a escola Tempo Integral Marcio Ribeiro  A DANÇA DO CATIRA e em extensão em parceria com o CEREA ( Centro Recuperação dos Alcoólatras) O projeto da tradição FOLIA DE REIS .

Confira uma live de bate papo com esta equipe:

Compartilhar notícia