Após quatro dias de fiscalização em supermercados no município, o Procon Quirinópolis e a Vigilância Sanitária apreenderam 93 quilos de carne imprópria para consumo, além de 120 itens de alimentação vencidos ou inadequados e outros 289 itens com identificação insuficiente. A operação aconteceu em quatro estabelecimentos diferentes e as equipes esperam intensificar cada vez mais as ações para garantir que os mercados estão realizando as adequações necessárias.

Coordenador de Fiscalização do Procon Quirinópolis, Jerônimo Rosa de Moraes Neto explicou que toda operação foi executada com respaldo legal e que o objetivo em nenhum momento é lesar os estabelecimentos, mas garantir a segurança e saúde do consumidor. “Nós não estamos trabalhando para dar prejuízo para ninguém, mas cobramos que o serviço prestado ao consumidor seja adequado”, ressaltou.

Desde o início do ano Procon tem se mobilizado para intensificar ações de fiscalização. Foto: Wilson Júnior

Neste sentido, Jerônimo explicou que os produtos vencidos ou impróprios para consumo foram descartados, mas aqueles com identificação insuficiente foram lacrados e retirados das prateleiras para que os comerciantes possam fazer a troca da mercadoria, diminuindo o impacto financeiro, mas garantindo o cumprimento da lei.

Nos quatro dias, a equipe se deparou com as mais diversas irregularidades, desde higiene precária em três dos quatro locais vistoriados, depósitos precários, falta de etiquetas necessárias, armazenamento insalubre de produtos alimentícios, dentre outros. Toda a operação foi registrada em vídeos e fotos para comprovar que os produtos apreendidos de fato estavam irregulares.

Assim, além das apreensões, os comércios que apresentaram estrutura precária também foram notificados. “A expectativa é retornar em todos os estabelecimentos vistoriados em 30 dias para que possamos garantir que esteja tudo correto e corrigido. Quanto àqueles que necessitam de adequações estruturais, o prazo máximo são 90 dias”, explicou o fiscal.

Por fim, Jerônimo ressalta que o Procon está sempre alerta e disponível para atender aos consumidores. O telefone para denúncias é o (64) 98418-0637.

Compartilhar notícia