Membros da Secretaria Municipal de Saúde participaram nessa segunda-feira (10) de uma palestra sobre o diagnóstico e tratamento da doença de Fabry, presidida pelo Dr. Eduardo Lewis de Florianópolis – SC. A palestra aconteceu na Sede da Secretaria de Saúde e atraiu a presença de autoridades locais, como a Secretária Municipal de Saúde Suely Borges, enfermeiros e profissionais de saúde.

A doença de Fabry é uma patologia genética, de caráter hereditário, que causa a deficiência ou a ausência da enzima alfa-galactosidase (a-Gal A) no organismo de seus portadores. A deficiência enzimática interfere na capacidade de decomposição de uma substância adiposa específica, denominada globotriaosilceramida (Gb3). A doença de Fabry é crônica, progressiva e atinge vários sistemas e órgãos, como o coração, o rim e o cérebro, que deixam de funcionar adequadamente, gerando problemas que podem acarretar risco de vida.