Garantir aprendizagem e conexão entre os alunos, professores e familiares mesmo à distância são prioridades para o trabalho dos educadores neste momento

A volta às aulas é um momento de muitas expectativas tanto pelos pais e alunos quanto por toda equipe da Unidade Escolar. Esta primeira semana, em razão da prevenção à disseminação da Covid-19, as atividades da rede de ensino municipal, iniciadas no dia 25 de janeiro, aconteceram ainda com o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP).

Para a coordenadora da UADP, Professora Mírian de Paula, o desafio foi criar uma conexão real entre escola e alunos, mesmo à distância. “Mesmo de forma online, para nós, o mais importante é fazer com que os alunos se sintam acolhidos e seus pais fiquem tranquilizados. As Unidades escolares fizeram a acolhida aos alunos de forma carinhosa, com atividades de boas-vindas e apresentação das equipes gestoras e seus respectivos professores em cada série”, explicou a educadora.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, quando ocorreu o fechamento das escolas, as instituições de ensino têm buscado diversas formas de incluir e proporcionar um aprendizado eficaz e que alie métodos tradicionais de ensino com as novas tecnologias que favoreçam o processo educacional à distância. Sobre isso, Mírian comenta que “além das aulas remotas, por meio das plataformas de comunicação, estão sendo entregues atividades também impressas. Nesta primeira semana, a equipe da Secretaria Municipal de Educação visitou algumas Escolas e disponibilizou uma formação para o grupo de Secretários direcionados ao novo Sistema que será utilizado, o CENTI”.

A professora termina dizendo que “certamente vivemos ainda num momento de grandes desafios para nós educadores, estudantes e seus familiares. Porém, garantir a aprendizagem e a conexão entre alunos, professores e familiares neste período de isolamento social, têm sido as premissas do trabalho que vem sendo realizado por toda a equipe de profissionais da educação do município de Quirinópolis.