A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente através da Prefeitura de Quirinópolis, em parceria com o Instituto Federal Goiano, Emater, Sindicato Rural e UEG-Quirinópolis, promoveu nesta quarta-feira (15) o seminário: Tendências e Inovações no Sistema Produtivo do Agronegócio. O encontro teve em pauta tanto a agropecuária como a agroindústria goiana, dois pontos que se caracteriza por uma marcada heterogeneidade na sua estrutura produtiva, assim como por uma elevada diversidade socioeconômica.

Do ponto de vista da estrutura produtiva, a agropecuária incorpora no processo produtivo, tanto as tecnologias mais avançadas, com rendimentos físicos aos níveis das nações mais desenvolvidas, como mantém processos produtivos com incipientes modelos tecnológicos, em muitos dos casos inadequados às características socioeconômicas do segmento.

A agroindústria também apresenta a dualidade observada para a agropecuária. composta por significativo número de pequenos e médios estabelecimentos, com diferentes padrões tecnológicos, vinculados, em sua maioria, a segmentos tradicionais não inovativos, onde predominam ambientes com restrição produtiva, sobretudo as de natureza tecnológica, financeira e de gestão. Cabe mencionar que a competitividade desse segmento já não se define, exclusivamente, por sua base agropecuária e de recursos naturais, mas sem pela qualidade do padrão de industrialização, o qual se centrada na elaboração de alimentos sob a forma de bens de consumo final com maior nível de elaboração, que requer alterações qualitativas das estruturas empresariais e interações logísticas.

Autoridades municipais participaram do encontro; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente João Batista Valeriano dos Passos, Secretário de Governo Marcio Xavier, representantes do IF Goiano/Emater/Sindicato Rural/UEG-Quirinópolis.