Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município de Quirinópolis, Silvana Alves, explica como a população deve agir em caso de suspeita da doença causada pelo novo Coronavírus

Os sintomas da COVID são geralmente semelhantes as infecções respiratórias comuns , como, gripes, resfriados, sinusites, apresentando sintomas é preciso se isolar e permanecer em isolamento domiciliar, se você trabalha, é necessário se afastar do ambiente profissional a fim de se proteger e evitar a disseminação do vírus.

Além disso, é possível agendar um exame no aplicativo virtual, Dados do Bem, disponível, no Playstore/Appstore, o qual enviará uma notificação ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica e, de acordo com a data dos primeiros sintomas, será agendado um teste rápido para confirmação do diagnóstico preciso.

Se você apresentar sintomas graves como, dificuldade intensa para respirar ou desconforto respiratório; pressão duradoura no peito; febre intensa superior a 38°, deve procurar atendimento hospitalar de emergência e ser atendido por um profissional de saúde.

Além disso, ao apresentar qualquer sintomas da COVID-19, é de suma importância comunicar a todos que esteve em contato com você para que se isolem e sejam assim também monitorados.

Por fim, mais não menos importante, manter os cuidados básicos de higiene e proteção é a principal arma na luta contra a doença:

*use máscara
*lave as mãos com frequência
*álcool em gel/ álcool 70%
*mantenha distanciamento social
*evite contato físico
*evite aglomerações

Vamos juntos na luta contra a COVID-19.

Compartilhar notícia