Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social tem trabalhado para levar dignidade, direitos e recursos a diversas famílias de Quirinópolis. O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) é a porta de entrada aos serviços e benefícios socioassistenciais. O público-alvo do departamento são pessoas de baixa renda ou que estejam cadastradas em algum programa de transferência de renda como Programa Bolsa Família (PBF) ou Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

Para o atendimento no CRAS é necessário que a pessoa realize o Cadastro Único pois com a geração do NIS (Número
de Identificação Social) é que o usuário terá acesso aos serviços e benefícios ( tanto emergenciais quanto eventuais)
das políticas públicas sociais. Atualmente, o centro tem sede própria e conta com estrutura física e recursos humanos adequados para prestar atendimento com qualidade e humanização. Ali, funciona também o CADÚnico e o Programa Criança Feliz, que atende 132 crianças de famílias de baixa renda, beneficiárias do PBF e BPC, com o intuito de promover o desenvolvimento neuropsicomotor na faixa etária até 6 anos.

No mês de janeiro foram atendidas 451 pessoas, em fevereiro 911 e em março contabilizamos 1135 atendimentos entre acolhimento, atendimento particularizado, atualização e cadastramento no Cadúnico. Em parceria com a OVG, no mês de março, 25 usuários foram contemplados com diversos benefícios como fraldas geriátricas, cadeiras de rodas e de banho e Kits de enxoval para bebes. A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social vai atender mais de 50 cadastrados, para a concessão de fraldas geriátricas, contabilizando aproximadamente, 245 pacotes mensais. Além disso, mais de 100 usuários foram contemplados com o Passaporte do Idoso, Carteira do Idoso e Passe Livre, em parceria com a Secretaria Estadual de Cidadania e Governo Federal.

Foram concedidas até a data atual, 1011 cestas básicas, no enfrentamento às consequências do estado de calamidade causado pela pandemia da COVID-19, além da entrega de 30 kits alimentação para crianças prioritárias
do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, composto por 3 litros de leite, 1 Kg de frango e 2 pacotes
de bolachas, como complementação nutricional aos mais vulneráveis.