Por meio do ProBem da OVG, o Governo de Goiás abriu edital para seleção de novos bolsistas para concorrerem às 5 mil bolsas disponibilizadas pelo estado a estudantes de baixa renda que sonham ingressar em um curso superior. O primeiro passo para participar é se inscrever no Cadastro Único, um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Esse cadastramento acontece por meio do CRAS.

A Prefeitura de Quirinópolis irá oferecer toda a orientação e suporte necessários para que nossa população possa concorrer às bolsas e acompanhar cada etapa do processo em caráter de igualdade. Assim, até o dia 25 de maio, é necessário comparecer na unidade do CRAS, localizada na Alameda Paranaíba, 143, Bairro Flamboyant, sede do Centro Social Anésia Naves da Silva, das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira, para inscrição ou atualização no Cadastro Único. Além disso, é possível entrar em contato com o CADÚnico pelo número (64) 98410-2875, para mais informações sobre o edital.

O programa

Os candidatos devem ler o edital disponível aqui e, caso não estejam cadastrados no CadÚnico, terão até o dia 25 de maio para procurar um posto de cadastramento, que costuma funcionar no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Um mês depois, no dia 25 de junho, começa o período de inscrições no site da OVG. O resultado definitivo dos primeiros selecionados pelo ProBem está previsto para o dia 26 de julho. Os estudantes contemplados vão receber o benefício no segundo semestre deste ano com bolsas que custeiam 50% (bolsa parcial) ou 100% (bolsa integral) do valor da mensalidade.

Sancionado pelo Governo do Estado no início de janeiro, o Programa Universitário do Bem tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento aos mais vulneráveis, ao trazer maior segurança ao processo de seleção, elevar o potencial de redução das desigualdades sociais por meio do acesso ao ensino superior e promover o alinhamento às demandas por mão de obra qualificada no Estado de Goiás. O ProBem é direcionado a todos os 246 municípios goianos.

Com informações da Secretaria de Comunicação e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Governo de Goiás