Cumprindo o compromisso com a transparência na gestão pública, a Prefeitura de Quirinópolis informa que recebeu, na última semana, os resultados das análises da água do lago do Parque da Liberdade e das vísceras dos animais encontrados mortos no local em outubro. Os exames atestaram a presença de toxina botulínica em todas as amostras, comprovando a suspeita inicial de botulismo.

Os estudos foram realizados pelo laboratório de Bacteriologia da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás. É importante explicar que o botulismo é uma doença bacteriana não contagiosa sem tratamento prático, que pode se evidenciar em regiões alagadas durante longos períodos de estiagem.

Outros indicadores
Além disso, mantendo um trabalho de monitoramento constante das condições dos lagos da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também recebeu da Saneago um outro relatório a fim de atestar, de forma geral, a qualidade da água do Parque. Os estudos apresentaram bons resultados em diversos aspectos, como turbidez, pH, cloretos, nitratos e nitritos, além dos níveis de oxigenação no lago, estando dentro dos padrões exigidos de qualidade.
Portanto, a orientação dada à comunidade é que não utilize o lago para nadar ou praticar a pesca e consumo de peixes do local.

Ainda é interessante ressaltar que a atividade de PESCA está proibida no município, uma vez que encontramos no período da Piracema. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo (64)3615-9100.