Prefeitura de Quirinópolis
ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 02 mai 2021 · Cultura

Pela primeira vez, Museu Histórico de Quirinópolis integra a programação da Semana Nacional de Museus

Evento online acontece de 18 a 21 de maio e será totalmente aberto ao público em geral

No dia 18 de maio, acontecerá a abertura oficial da 19° Semana Nacional de Museus em Quirinópolis, o evento realizado anualmente pelo Instituto Brasileito de Museus (Ibram) em 2021 abordará o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. A programação envolve instituições do Brasil inteiro e Quirinópolis integrará das atividades com 4 dias de palestras online, exposições virtuais, produções culturais, atividades para crianças e muito mais, com o objetivo de aproximar a população, ensinar e discutir temas relevantes para nossa sociedade e que perpassam o trabalho do Museu. 

Neste sentido, de acordo com a coordenadora do Museu e organizadora da programação local, Ma. Wanderleia Silva Nogueira, “Neste momento de pandemia o evento pretende fortalecer a troca de vivencias entre a comunidade e o museu; tendo como objetivos específicos, como dinamizar as atividades desenvolvidas pelo Museu Histórico de Quirinópolis, levando conhecimento, cultura e valorização do patrimônio histórico e cultural de Quirinópolis e Despertar a consciência dos participantes para importância do patrimônio Histórico e Cultural de Quirinópolis”. Assim, para participar da programação organizada pelo Museu Histórico de Quirinópolis com apoio da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudoeste, basta se inscrever pelo site: bit.ly/19semananacionaldemuseus. Todo o evento será transmitido pelo YouTube da Prefeitura de Quirinópolis. 

Tema
O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo ICOM para a comemoração do Dia Internacional de Museus e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições. Este ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

Quirinópolis na cena nacional
Fazer parte ativamente da programação de um evento de nível nacional é, sem dúvidas, de extrema importância para nosso município. Nas palavras de Wanderleia, “para o município de Quirinópolis é a inserção do Museu Histórico em um diálogo Nacional em sintonia com o recente desenvolvimento do IBRAM- Instituto Brasileiro de Museu, pensando estratégicas para o Tema: O futuro dos museus: recuperar e reimaginar. Considerando que tal desenvolvimento, que é social, política e culturalmente situado, condiciona o quê, o como e o para quê ensinar e aprender história do museu”.

Além disso, ela reforça ainda que “o evento marca a importância do Museu e sua relação com a sociedade, projetando o município a nível nacional mostrando seu patrimônio histórico e cultural perfazendo um caminho frutífero de diálogo com a memória do nosso povo”.


Programação

Data: 18/05/2021
Horário: Matutino
2 Quebra-cabeças

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

18/05/2021
Vespertino
Vídeo: História do Museu – A História do – Tombamento do prédio do Museu – Rafael Ferreira Chaves

18/05/2021
19h30 às 22h Palestra
Tema: Que histórias os museus ensinam? Notas para pensarmos o amanhã
Dr. Murilo Borges Silva (UFG)

Data: 19/05/2021
Matutino
Vídeo: Contação de História
Tema: A História do Vovô Zé e Jujú
Coordenadora/organizadora: Keila Rosa Vieira
Roteiro: Keila Rosa Vieira e Nathálya Vieira Gonçalves

19/05/2021
Vespertino
Vídeo: História de Vida – Noemia Ferreira da Silva

19/05/2021
19h30 às 22h
Palestra – A importância do Museu para História da Matemática como recurso metodológico na Educação básica
Palestrantes: Dra. Maria Marta da Silva (UEG-Clube da Matemática); Prof°. Wallace Yamamoto Garcia (Prof. Rede Estadual de Goiás de Matemática);

Data: 20/05/2021
Vespertino
Vídeo: História de Vida – Marieta de Souza Resende

20/05/2021
19h30 às 22h
Palestra: Patrimônio Imaterial e relações sociocultural
Palestrante: Dr. Edevaldo Aparecido Souza – UEG

Data: 21/05/2021
Vespertino
Vídeo: História de Vida – Nicolina Maria da Costa Pereira

21/05/2021
19h30 às 22h
Exposição
Tema: Recuperar e imaginar a História e memória das Mulheres de Quirinópolis- Go
Curadora: Ma. Wanderleia Silva Nogueira
Cinegrafista /fotógrafo: Rodinei de Jesus Zancanela