Ontem (17), uma comitiva da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo esteve em Goiânia em visita à Casa de Turismo de Goiás com o objetivo de obter mais informações sobre o processo de regionalização do setor e apresentar ao estado o projeto turístico para Quirinópolis.

Dentre tantas iniciativas, o plano pretende explorar áreas como ecoturismo, turismo de aventura e as cachoeiras da nossa região de maneira sustentável e responsável, gerando renda e fomentando ainda mais a economia local. Assim, o primeiro passo para transformar ideias em ações é a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo.

Trilha para o desenvolvimento

Os representantes da pasta foram recebidos pelo gerente de estruturação e produtos turísticos da Goiás Turismo, Luciano Guimarães, que explicou todo o processo de legalização e organização da área, além de compartilhar diversas informações sobre como inserir o município no site da Goiás Turismo, dando mais visibilidade às ações e projetos que serão desenvolvidos aqui.

Mais além, para colocar Quirinópolis no mapa nacional, a comitiva participou de um treinamento com a Cadastur, programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo que garante vantagens e oportunidades de negócios às empresas que atuam na área e possuem cadastro no sistema. Ademais, o projeto oferece uma série de benefícios que vão desde acesso a financiamento por meio de bancos oficiais até incentivo para  participar em programas de qualificação promovidos pelo Ministério.

A agenda foi encerrada em um encontro com a coordenadora do Observatório de Turismo, Giovanna Tavares, que se comprometeu a vir pessoalmente a Quirinópolis para realizar um mapeamento detalhado, que irá gerar um inventário de Ofertas Turísticas na região.

Após a viagem, a pasta retornou à Quirinópolis cheia de ideias e força para colocar em prática o projeto turístico 2021-2024. Nas palavras do chefe do departamento de turismo, Romar Fernandes, tudo “foi pensado para que a gente pudesse fomentar o turismo no município de maneira sustentável, atendendo todas as demandas que esse período requer. Por isso, nossa ideia é focar no ecoturismo e turismo de aventura”.

Ele explicou também que, neste momento, o foco é a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo e a legalização de todo processo e falou que o plano abarca diversas ações, como a criação de um selo turístico para a cidade, a viabilização de rotas e trilhas turísticas com as atrações que a região oferece e o desenvolvimento de um calendário que prevê a realização de eventos mensais para movimentar o comércio, como campeonato de pesca esportiva, por exemplo.