Com políticas públicas voltadas ao meio ambiente bem executadas, Quirinópolis recebeu porcentagem máxima para requerimento do ICMS Ecológico, um mecanismo tributário que recompensa municípios por suas boas práticas ambientais. Além de comprovar a responsabilidade socioambiental do município, a conquista também irá beneficiar financeiramente a cidade com o repasse de recursos aos cofres públicos, os quais serão revertidos em mais ações ambientais.

Como explica a secretária municipal de meio ambiente, Solange de Fátima Oliveira, entre as ações que possibilitaram o feito, estão as iniciativas de combate ao desmatamento e identificação de fontes de poluição atmosférica implementadas pelo município, além do convênio entre a prefeitura e a UEG que foi realizado para o desenvolvimento de pesquisas científicas e elaboração do plano de manejo da Unidade de Conservação RVSSF.