Começa nesta segunda-feira (12/04) em Quirinópolis a campanha de vacinação contra a Gripe. Sobretudo neste momento, é fundamental que a população dos grupos de risco não deixem de receber a dose para se proteger contra a doença e seus efeitos na saúde.

Os primeiros a serem imunizados nesta primeira etapa serão as crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Para receber o imunizante basta comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30, em um dos pontos de vacinação da cidade portando o cartão de vacina e cartão SUS.

Unidades de Saúde:
UBS 9 Tonho Mariquinha (Feira Coberta)
UBS 11 Sebastiana Pascoal ( Praça do Peru)
UBS 12 Hélio Caiado (Jardim Vitória)

Gripe e COVID-19
De acordo com informações do plano da campanha encaminhado pelo Estado de Goiás, a vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19. 

Entretanto, é importante ficar atento também à relação entre a vacina contra gripe e contra o novo coronavírus. Neste sentido, a orientação é que  não se recomenda a administração simultânea das vacinas. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Além disso, recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela Covid-19 em atividade para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais.

Grupos vacinados
Seguindo o plano de imunização da campanha, o cronograma será dividido em grupos de riscos específicos. Assim, a primeira etapa, que vai de 12/04 a 10/05, é composta por crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa tem início previsto no dia 11/05 a 08/06. Nela serão vacinados os idosos acima de 60 anos e professores. A terceira e última etapa é a maior em relação à população-alvo. De 09/06 a 09/07, serão vacinadas as pessoas com comorbidades (no momento de iníco da campanha serão disponibilizadas mais informações sobre o grupo), pessoas com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo, Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Cronograma*

Primeira Etapa
Grupo 1 – a partir do dia 12 de abril
Público-alvo: crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)

Segunda Etapa
Grupo 2 – a partir do dia 11 de maio a 08 de junho
Público-alvo: Idosos com 60 anos ou mais e Professores

Terceira Etapa
Grupo 2 – a partir do dia 09 de junho a 09 de julho
Público-alvo: Comorbidades*, Pessoas com deficiência permanente, Caminhoneiros, Trabalhadores de Transporte Coletivo, Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e
adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Serviço
Pontos de vacinação: UBS 9 Tonho Mariquinha (Feira Coberta), UBS 11 Sebastiana Pascoal ( Praça do Peru), UBS 12 Hélio Caiado (Jardim Vitória)
Dia: de segunda a sexta
Horário: 8h às 11h e das 14h às 16h30
Documentos: cartão de vacina e cartão do SUS.

*será atualizado de acordo com o andamento da campanha e metas de imunização. Pode sofrer alterações conforme o envio de doses e novas resoluções dos órgãos competentes.

** Lista de Comorbidades

Doença respiratória crônica
Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquioectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica
Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica
Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

Doença hepática crônica
Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

Doença neurológica crônica
Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica;
Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com
paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;
Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;
Deficiência neurológica grave.

Diabetes
Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Imunossupressão
Imunodeficiência congênita ou adquirida
Imunossupressão por doenças ou medicamentos

Obesos
Obesidade grau III (mórbida).

Transplantados
Órgãos sólidos; Medula óssea.

Portadores de trissomias
Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras.

Compartilhar notícia