Após alguns boatos espalhados em redes sociais, a Prefeitura de Quirinópolis, vem por meio dessa nota esclarecer alguns fatos relacionados a exames de COVID-19 realizados pelo Hospital Municipal (HM).

Em função da baixa nos casos de COVID-19 em todo Brasil, as empresas fabricantes de teste rápidos diminuíram a fabricação dos mesmos, não havendo assim grandes estoques para serem adquiridos, e no momento, mesmo com um leve aumento no número de casos, ainda não há motivos para uma grande aquisição, pois os que o município tem em estoque e as compras já programadas são suficientes para atender a população. Esse desabastecimento de testes é nacional, conforme citado acima.

Houve também o aumento no número de casos de DENGUE e VIROSES, por isso, o protocolo de atendimento foi mudado para os pacientes assintomáticos ou leves da COVID-19, primeiro o paciente é avaliado pelo médico que avalia a necessidade de realizar os exames referentes as outras enfermidades, somente após essas serem descartadas que está sendo feito o teste de COVID-19, tendo em vista alguns dos sintomas serem parecidos, EXCETO OS SINTOMAS RESPIRATÓRIOS. De acordo com a nota técnica emitida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), os pacientes com sintomas de COVID-19 moderados ou intensos são feitos os exames imediatamente, assim como pacientes que são regulados para outros municípios são testados antes de serem transferidos.

Para evitar um aumento de casos graves em Quirinópolis, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma campanha de vacinação contra a COVID-19 na próxima terça-feira (06), para aqueles que não tomaram nenhuma dose ou não completaram o esquema vacinal, a Secretaria reforça a importância de todos serem vacinados para evitar o agravamento da doença.

A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso de cuidar de todos os quirinopolinos, estando sempre alerta e vigilante aos números relacionados a COVID-19 ou qualquer outra doença, dessa forma, reforça que os cuidados individuais são fundamentais para evitar uma nova onda, use álcool para desinfecção das mãos, máscara em ambientes fechados e vacine-se. Vacinas salvam vidas.