Com proposta humanizada, iniciativa visa atender casos suspeitos e diagnosticados que não necessitem de internação

Mesmo com os inúmeros desafios impostos pelo atual cenário pandêmico, a Prefeitura de Quirinópolis busca sempre novas formas de acolher e cuidar da população com responsabilidade e respeito pela integridade de cada cidadão. Pensando nisso, foi inaugurada nesta segunda-feira (22/03) a Central Covid-19 com o objetivo de centralizar o atendimento a pacientes suspeitos ou  diagnosticados com a doença, mas que possuam apenas sintomas leves ou moderados. O horário de funcionamento será das 7h às 19h.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Rodrigo Goulart, “a implantação foi  uma determinação do prefeito [Anderson de Paula] preocupado com o momento que nós estamos vivendo” e completa, “após identificar a necessidade de aprimorar o processo de atendimento à população, padronizar e resolver as demandas rapidamente, viu-se a necessidade da criação de um local específico com a intenção de centralizar os atendimentos e as informações para que, com uma maior rapidez, possamos dar uma resposta e atender bem a quem procura”.

Atendimento humanizado e planejado
Deste modo, toda a estrutura do local – que conta com recepção, área de triagem e testagem, leitos de observação e medicação, área para entrega de kits de prevenção e tratamento, consultório médico e ambulância – foi pensada para acolher os pacientes em um ambiente bem arejado e equipado. Ali, poderá ser emitido também o Cartão SUS para os pacientes positivados os suspeitos que ainda não possuam o cadastro nacional.

Assim que chega na Central, o cidadão informa seus dados para a equipe de recepção, que realizará o encaminhamento para a triagem para que, posteriormente, receba atendimento médico. Deste modo, será possível verificar a necessidade da realização de exames, os quais também poderão ser feitos no mesmo local e dia, caso o período de aparecimento dos sintomas seja propício para a testagem. Caso contrário, será realizado o agendamento. Os testes marcados por meio do aplicativo Dados do Bem também poderão ser realizados na Central.

A Central possui ambulância e fará transporte do paciente que necessitar hospitalização ou realização de tomografia. Além disso, caso o paciente necessite de medicação ou ser posto em observação por apresentar fraqueza, dor de cabeça, dentre outros sintomas leves ou moderados, poderá ser atendido prontamente devido aos 8 leitos montados no local para esta finalidade. Entretanto, é importante lembrar que, caso os sintomas manifestados sejam graves, é fundamental procurar diretamente o pronto-socorro.

A iniciativa representa um grande avanço no enfrentamento à pandemia no município, pois além de propiciar maior bem-estar à população, ainda é uma alternativa para reduzir o índice de contaminação nas unidades de saúde de Quirinópolis. Neste sentido, Rodrigo finaliza dizendo que “nós estamos atentos e não mediremos esforços para transformar a saúde pública do município de Quirinópolis em uma referência para o Estado de Goiás. O momento é de muitas dificuldades, mas também de coragem e juntos venceremos essa batalha”.