Crianças que receberam a primeira dose hoje (04) foram acolhidas com pipoca, pirulito, área de desenho, palhaços e mascotes

Seja para democratizar o acesso à vacina ou estimular a população a receber o imunizante, a Secretaria Municipal de Saúde tem implementado diferentes estratégias na campanha de vacinação contra a COVID-19. Nesta sexta-feira (04), por exemplo, para atrair a atenção dos pais e responsáveis para a importância da vacinação infantil e tornar o momento mais leve e divertido para os pequenos, a pasta marcou o início da imunização das crianças de 5 anos de forma lúdica e humanizada, tornando o Sindicato Rural um verdadeiro playground para a criançada.

As crianças de 5 a 11 anos que passaram pelo local das 13h às 19h foram recebidas por palhaços e os mascotes de cada escola da rede municipal de educação para alegrar o momento. Além disso, os pequenos que tomaram a primeira dose receberam também um certificado de coragem para mostrar a todos os coleguinhas como foram grandes heróis e ganharam ainda pipoca, suco e pirulito, enquanto pintavam lindos desenhos na área de descanso cheia de balões e cores preparada pelas equipes.

Crianças a partir de 5 anos começaram a ser imunizadas hoje em Quirinópolis

Um alerta aos pais

O fato é que a imunização infantil representa um grande avanço na luta contra a COVID-19 e muitos pais ou responsáveis já entenderam isso. É o caso da Welisdane Barbosa, mãe do Gabriel de 5 anos, que não via a hora da faixa etária do pequeno ser liberada. “Eu acho que essa vacina é muito importante e, como morreu muita gente antes dessa vacina, eu não poderia deixar de vacinar meu filho como eu me vacinei. Estava ansiosa esperando para ele poder ser vacinado e, hoje, graças a Deus chegou a hora”, contou orgulhosa do filho que não teve medo da agulha.

O mesmo foi reforçado pela senhora Maria Francisca, que levou as três filhas para serem imunizadas e descreveu a vacinação como um pacto coletivo para ser eficaz: “para mim, é muito importante porque eu estou cuidando delas e elas estão cuidando dos outros irmãos que são menores”, iniciou. “Quem está com medo de vacinar sua família, não tenha. Vocês estão cuidando dos filhos de vocês e de quem estuda com eles”, finalizou ressaltando que não é necessário receio com o imunizante.

Welisdane comemorou a liberação da faixa etária do filho Gabriel, de 5 anos, e não perdeu tempo para vacinar o pequeno

Assim, o apelo da mãe vai ao encontro dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde em mostrar que o imunizante é seguro e as crianças devem receber as doses. “A vacina, como todas as outras, foi estudada, aprovada pela ANVISA, que é o órgão regulador de todos os medicamentos e todas as vacinas. Ela é segura e eficaz.”, explicou a coordenadora de imunização, Tatiane Machado e completou contando que “a gente não teve, até o momento, nenhuma reação adversa grave em nenhuma criança, todas evoluíram bem e não sentiram nada, então, não precisa ter medo, a vacina é muito segura, muito eficaz e vale a pena vir trazer os filhos para vacinar”.

A responsável pela campanha explicou também que, atualmente, apenas cerca de 33% das crianças entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose em Quirinópolis e que, por isso, a secretaria tem implementado novas estratégias na busca de conscientizar a população. “A gente convoca e faz o alerta para a população junto com os pais que tragam seus filhos para serem imunizados. Ainda estamos passando por este momento tão difícil que já assolou tantas famílias, amigos, parentes, entes queridos e vidas ceifadas por esse vírus, que é uma realidade e a gente tem que fazer as ações preventivas e a imunização é uma delas”, alertou o secretário municipal de saúde, Jader Adriano, que acompanhou toda a campanha de perto.

Pequenos receberam um Certificado de Coragem depois da agulhada

Vacinação humanizada e mais acessível

Além disso, ele ressaltou também que a forma como esta tarde foi planejada vai ao encontro dos ideais da Secretaria Municipal de Saúde, que tem o atendimento humanizado como uma prioridade. “Essa conscientização, essa humanização que a gente está tendo na vacina, é muito importante porque são criados tantos mitos, tantas falácias. Então, fazendo esse atendimento humanizado que está tendo hoje com várias brincadeiras, essa interatividade do público com os profissionais de saúde junto com os profissionais da educação se faz muito importante diante desse momento tão difícil que a gente está atravessando”, explicou.

Da mesma forma, uma preocupação foi em promover mais facilidade de acesso à vacina para todos os grupos. “Quando tivemos um novo ápice no aumento dos casos no município, a secretaria em conjunto com a prefeitura mais do que depressa tomou ações para conter o avanço da pandemia no município e uma delas foi a extensão dos horários, a vacinação de segunda a segunda no município”, concluiu o gestor.

Mas essa não foi a única ação para democratizar o acesso ao imunizante. “Outra medida que a gente tomou foi a extensão do horário até as 19h porque muitos pais trabalham e saem do seu horário de trabalho às 18h, então diante disso a gente colocou esse horário alternativo para os pais trazerem seus filhos para os locais de vacinação”, finalizou o secretário.

Para mais informações sobre a campanha, fale com a Secretaria Municipal de Saúde pelo WhatsApp (64)3651-8899.