Objetivo é mobilizar e conscientizar alunos da instituição sobre a importância do gesto

Na tarde desta quarta-feira (31/03), prefeitura, representantes da Faculdade de Quirinópolis e equipe da Unidade de Coleta e Transfusão em Quirinópolis da Hemorrede Pública de Goiás estiveram reunidos para dar início ao planejamento de uma campanha para doação de sangue com foco nos alunos da faculdade. Sensibilizados pela importância da realização periódica da ação, a instituição de ensino, por meio de seu diretor acadêmico Marcos Divino Ferreira, entrou em contato com a Secretária Municipal de Assuntos Extraordinários Priscilla Pereira, que prontamente atendeu à solicitação e fez a ponte com o órgão estadual para que a campanha fosse viabilizada.

Deste modo, a primeira reunião para planejar a ação contou com a presença da médica responsável técnica pelo Hemocentro de Quirinópolis, Lívia Carolina. A profissional de saúde, apresentou toda a estrutura da unidade, que atende não apenas os quatro hospitais de Quirinópolis, mas também outras três cidades da região (Gouvelândia, Paranaiguara e São Simão). Mostrando o cuidado e responsabilidade necessários para o trabalho, Lívia explicou também como funciona todo o processo realizado pelo Hemocentro, desde a triagem, até o final do procedimento, quando é fornecido um lanche gratuitamente ao doador.

Rede de solidariedade

Ações como estas são como fagulhas capazes de se espalhar rapidamente, gerando uma grande rede de conscientização em nosso município. Este é o principal objetivo da parceria: que a partir do exemplo dos alunos, mais pessoas tornem-se doadoras recorrentes para que o estoque da unidade esteja sempre abastecido.

Neste sentido, a coordenadora pedagógica geral, Jaqueline Oliveira explicou que “esta não é a primeira vez que a instituição realiza a campanha”. Entretanto, no atual cenário, ações como estas tornam-se ainda mais importantes e os cuidados necessários com a integridade dos doadores e com o material biológico coletado são redobrados. Por isso, cada detalhe da ação foi planejado para garantir que tudo ocorra da melhor forma.

Neste sentido, Lívia disse que o Hemocentro estará de portas abertas para receber todos os alunos da instituição, bem como seus amigos e familiares, com todo acolhimento e estrutura, seguindo os protocolos de segurança necessários. A profissional de saúde ressaltou também que a unidade tem capacidade de atendimento de até 15 doadores por dia, por isso a importância do plano de ação que a instituição está realizando. A meta é que estudantes, sobretudo dos cursos da área da saúde, adiram à campanha e convidem outras pessoas a se unirem a esta grande rede de solidariedade capaz de salvar vidas.