Além do desenvolvimento conjunto dos municípios, saúde será o principal foco da diretoria em 2022

Na manhã desta quinta-feira (20) aconteceu, em Goiânia, a reunião que elegeu a nova diretoria que vai assumir a Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo) em 2022. Na presidência, o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula foi escolhido tendo a saúde pública do sudoeste goiano como principal foco para a gestão em 2022. Ao seu lado, o prefeito de Cachoeira Alta, Rodrigo Mendonça, assumiu como vice-presidente; Ricardo Goulart, prefeito de Itarumã, veio como 2º vice-presidente e a prefeita de Portelândia, Marli David, assumiu como tesoureira da nova diretoria.

Ao todo, 15 chefes do executivo municipal participaram da reunião, bem como representantes da FGM e AGM. Durante o encontro, a então presidente da AMESGO, Ana Cláudia Lemos, prefeita de Caçu, ressaltou que, apesar dos desafios de uma gestão durante um ano pandêmico, trabalhou para fortalecer a associação entregando um caixa positivo ao próximo gestor e um maior número de associados durante o último ano. Ana Cláudia destacou, por fim, a importância da associação para o desenvolvimento da região. “A AMESGO é isso: compartilhar nossos sofrimentos e alegrias”, iniciou, “e possui uma força imensa na saúde”, finalizou.

Anderson recebe associação da prefeita de Caçu, Ana Cláudia Lemos, que deixa a presidência no dia 31 de janeiro

Frente ampla pela SaúdeAssim, reconhecida pelo seu trabalho junto aos municípios associados, a Amesgo mantém uma casa de apoio em Goiânia que recebe a população das cidades filiadas que vai à capital realizar exames ou consultas médicas. Neste sentido, durante seu discurso, Anderson ressaltou que uma das grandes metas para o ano será utilizar a força da associação para otimizar ainda mais o trabalho de gestão em saúde no sudoeste goiano e propôs também para isso a criação de um consórcio intermunicipal entre os 28 municípios do sudoeste goiano que compõem a AMESGO. 

“O que eu quero é que tenhamos forças e representatividade para sentar à mesa e colocar nossas demandas e necessidades ao governo”, explicou o presidente eleito. “Muitos de nós somos municípios pequenos em termos populacionais, mas, juntos, nos tornamos grandes”, completou. Neste sentido, o prefeito de Itarumã, Ricardo Goulart, acrescentou: “as nossas dificuldades e demandas são muito semelhantes. Por isso, as associações, quando bem geridas, geram benefícios muito grandes e esse resultado só depende de nós. Podemos ser uma força”.

Neste sentido, com forte apelo municipalista, Anderson ressaltou que esse projeto de integração municipal vem da experiência conquistada com a instalação de uma Policlínica do governo estadual em Quirinópolis. “Não existe outro motivo para eu estar aqui se não a regionalização da saúde e o trabalho que temos feito neste sentido em Quirinópolis”, explicou. 

Atualmente, o município recebe pacientes das 28 cidades do sudoeste goiano para tratamento ambulatorial, o que, em termos práticos, diminuiu o tempo de regulação, gera economia ao poder público em termos de deslocamento e logística e retira da capital uma grande demanda. Tudo isso, é claro, impacta diretamente na qualidade de vida e atendimento dos pacientes. Como exemplo da efetividade desse movimento de regionalização da saúde e fortalecimento dos municípios, a prefeita de Caçu, Ana Cláudia, explicou que “com a Policlínica em Quirinópolis, hoje, em, no máximo dois dias eu já tenho meus pacientes regulados”. 

Com tudo isso, o secretário executivo da FGM, Natan Gomes, representando o presidente Haroldo Naves completou: “com o foco em saúde, entendo que a Amesgo não poderia estar em melhores mãos”. Agradecendo à força que recebeu dos gestores, Anderson prometeu que não vai medir esforços para reunir municípios e fortalecer o sudoeste por meio da Amesgo. “A ideia é fortalecer cada dia mais. Vou buscar os demais prefeitos para a gente somar”, começou, “ no meu caso, que entrei agora na gestão pública, vi o tanto que isso faz diferença na vida das pessoas”, concluiu. 

Cerca de 15 prefeitos e prefeitas participaram da reunião, que também contou com a presença de representantes da FGM e AGM

Compartilhar notícia