Município se destacou dentre todas as cidades do estado com 30 mil e 100 mil habitantes

A Prefeitura de Quirinópolis conquistou o primeiro lugar, na categoria de municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes, do Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa do grupo Bandeirantes e Instituto Aquila, que visa, dentre tantos objetivos, reconhecer iniciativas pioneiras na gestão pública municipal. O resultado é obtido a partir da análise de 41 indicadores construídos em 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde, bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública e Quirinópolis obteve bom desempenho em todos eles.

Assim, o Prêmio entende como Cidade Excelente aquela que atrai o que há de melhor. As pessoas que vivem nela. As empresas querem estar lá. Neste sentido, em entrevista para o jornal Brasil Urgente Go, da TV Band, na última quinta-feira (21), o prefeito Anderson de Paula explicou que esse resultado é fruto de uma gestão com dinâmica semelhante à praticada em empresas privadas. “Nós estamos fazendo uma gestão descentralizada, sem siglas partidárias, e criando programas que atendem todo o município, inclusive na geração de emprego”, completou.

Prova disso, é o atual desenvolvimento socioeconômico da cidade. Segundo dados do Cadastro Geral de Desempregados e Empregados (CAGED), o município foi um dos únicos do estado que manteve um saldo positivo de geração de empregos em 2021 (de janeiro a agosto), mesmo em meio a um cenário pandêmico. “Nós fomos na contramão da pandemia. Criamos, de janeiro a agosto 985 postos de emprego. E, hoje, estamos com o Sine com 270 vagas abertas. Criamos o ProEmprego, que visa trazer empresas para nosso município”, ressaltou, citando o projeto que prevê o financiamento de aluguel para incentivar que novos empreendimentos se instalem na cidade. “Com essa gestão que a gente trouxe do privado para o público, Quirinópolis está crescendo e vai crescer muito mais, com certeza”, finalizou.

Todos os 5570 municípios brasileiros foram avaliados pela primeira plataforma big data do país. Os dados apurados são analisados e as cidades pontuadas. A escala vai de zero a 100. Até 50 pontos, a cidade é considerada em situação crítica. Entre 50 e 65, em desenvolvimento. Entre 65 e 80, desenvolvida. Acima disso (80 a 100) é considerada uma cidade excelente.

Clique aqui para acessar a entrevista completa.