A água é um elemento de extrema importância na vida dos seres humanos, por isso é de suma importância seu controle e qualidade. Neste sentido, o processo é feito através da coleta e análise de água. O serviço de análise de água é verificado do início ao fim para garantir um padrão de qualidade, esse serviço só pode ser oferecido por laboratórios habilitados pela ANVISA, de acordo com o anexo XX da portaria de consolidação MS/GM n°05 de 28 de setembro de 2017 do controle e da vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Por isso, a coleta de água é de extrema importância, para garantir a qualidade da água consumida.

Em Quirinópolis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), fazem coleta para análise de água de acordo com a programação do Ministério da Saúde. A referida coleta é feita uma vez ao mês durante todos os meses do ano e seguindo todos os parâmetros exigidos pelo órgão competente. A coleta é feita em vários bairros da cidade e encaminhada para Goiânia, para o Laboratório Estadual de Saúde Pública – Lacen, onde é feito toda a análise necessária garantindo assim a qualidade exigida.