Graças ao trabalho do complexo regulador de Quirinópolis, mais de 50% da capacidade de atendimento da unidade foi preenchida por pacientes com insuficiência renal do município

O projeto de tornar Quirinópolis referência em saúde pública, digna e humana teve mais uma etapa concluída nesta quinta-feira (23) quando o governador Ronaldo Caiado inaugurou a unidade para o tratamento de Hemodiálise na Policlínica Quirinópolis – Região Sudoeste. A conquista simboliza não só um avanço para o município, mas também mais qualidade de vida à população que necessita do tratamento e não vai mais precisar se deslocar até Rio Verde para ser atendida.

Até o momento, dezesseis pacientes de Quirinópolis já foram contemplados com o tratamento no município, o que significa mais de 50% da capacidade de atendimento da unidade que, de início, conta com sete leitos funcionando em dois turnos. Gradativamente, a capacidade será ampliada até que comporte 20 leitos de hemodiálise atendendo não só Quirinópolis mais outros 27 municípios do entorno.

Saúde humanizada
Neste sentido, o governador afirmou a importância da iniciativa, levando mais conforto e dignidade aos pacientes que já enfrentam lutas tão árduas. “As pessoas todas da região tinham que ir até Rio Verde. Hoje, nós estamos com a estrutura instalada e funcionando”, ressaltou. “Isso daqui vai atender não só Quirinópolis, mas toda região para que as pessoas possam ser atendidas cada vez mais próximo à sua casa”, completou.

“A viagem é cansativa. São 250 quilômetros de viagem todos os dias”, disse Paulo Pereira da Silva, paciente de Quirinópolis que esteve pessoalmente na inauguração e conversou com o chefe do governo sobre a mudança que a unidade vai trazer para sua vida. O que já começou. Na véspera de Natal, Seu Paulo, como é conhecido, realizou a sua primeira sessão em casa com todo suporte que a unidade oferece.

Neste sentido, Ronaldo Caiado reforçou: “vocês viram o padrão que o paciente está instalado, com toda condição e conforto com um nefrologista explicando a ele, ao mesmo tempo um endocrinologista, fisioterapeuta, nutricionista, tudo isso para dizer como ele deve fazer para cada dia melhorar a sua condição de vida”.

Inauguração contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, deputado federal José Nelto e secretário de saúde do Estado, Ismael Alexandrino

Saúde pública com qualidade
Com investimento inicial de R$2 milhões de reais vindos de recursos federais, por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado José Nelto, e estaduais, a unidade foi instalada com poltronas ergonômicas e reclináveis, máquinas e osmose reversa. A sala possui ainda TV individual para cada paciente em tratamento. “Isso, gente, é dar dignidade. É ser um governo humanitário que cuida das pessoas”, ressaltou o governador.

Neste sentido, o prefeito Anderson de Paula, que buscou e intermediou todo processo, explicou que “essa hemodiálise vem trazer dignidade e qualidade de vida para nossa população e sem contar que, como o governador falou, oferece muito mais qualidade que na rede privada”. Destacando a parceria do município com o governo do Estado, o gestor municipal afirmou também que “com essa Policlínica, Quirinópolis se tornou referência em saúde no Estado de Goiás”.

Da mesma forma, Caiado reafirmou o projeto de regionalização da saúde que tem beneficiado tantos outros municípios goianos. “Meu compromisso é regionalizar a saúde e é isso que nós estamos fazendo no Estado de Goiás. Parceria com o prefeito no hospital, aqui dentro da Policlínica totalmente instalada para que a gente melhore o atendimento às pessoas, dando dignidade e devolvendo Goiás aos goianos”, finalizou.