Quirinópolis iniciou a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro de 2021. Até agora, mais de 5300 pessoas do nosso município receberam a primeira dose da CoronaVac ou AstraZeneca.

Amanhã (09/04), acontecerá a aplicação da segunda dose da CoronaVac e uma dúvida comum que tem surgido entre os cidadãos é sobre este momento de receber a segunda dose do imunizante. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que esteja atenta ao cartão de vacinação, afinal, ali fica registrada a data para receber a dose final e acompanhe também os cronogramas de Vacinação disponibilizados pela prefeitura.

Mas, por que pessoas que se vacinaram no mesmo dia recebem a segunda dose em momentos diferentes?

Isso acontece devido ao intervalo que cada fabricante orienta na bula do medicamento. A CoronaVac, por exemplo, possui intervalo de até 4 semanas. A AstraZeneca, por sua vez, pede um período maior, sendo necessário aguardar até 3 meses para que o imunizante tenha maior eficácia.

Outro ponto importante a ser destacado é que o município recebe lotes específicos destinados a cada aplicação já levando em consideração o intervalo necessário em cada vacina. Assim, não é necessário se preocupar se haverá doses suficientes para a segunda aplicação quando o momento chegar, mas é fundamental que a população esteja atenta e não deixe de se vacinar no dia certo.