Iniciativa deu início a uma série de Projetos de Extensão que a secretaria vai realizar na cidade a fim de elevar os índices da Educação Básica

Uma educação que rompe barreiras em nome da aprendizagem é a única capaz de promover mudanças reais da sociedade. Neste sábado (06), a Secretaria Municipal de Educação deu mais um passo nesse sentido ao promover a I Gincana do Saber, um Projeto de Extensão que, como o nome já sugere, ultrapassa as paredes das salas de aula a fim de criar um ambiente ensino-aprendizagem de interação, desenvolvimento sociocultural e esportivo com os estudantes da rede de ensino municipal.

A ação reuniu os alunos Idebianos, ou seja, estudantes dos 5º e 9º anos, que, em breve, vão passar pelas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), instrumento utilizado para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Assim, em uma manhã de descontração, preparada com muito carinho pelos educadores, as crianças e adolescentes testaram seu conhecimento em provas de perguntas e respostas, como se fosse um game-show.

Com direito a muita torcida dos colegas, cada uma das seis escolas participantes, elegeu times de quatro alunos que, ao longo de quatro rodadas, deveriam responder às questões retiradas de provas do SAEB de anos anteriores. O ambiente cheio de animação, abriu espaço para a promoção do conhecimento de forma leve e lúdica. Como ressaltou a secretária municipal de educação, professora Vone, ao abrir o evento: “A Secretaria Municipal de Educação preparou isso tudo para vocês e, agora, nós vamos começar a brincar. Quem quer brincar?”, perguntou com entusiasmo. O convite foi aceito e, no decorrer das provas, os estudantes mostraram, com orgulho, que estão mais do que preparados para o SAEB.

Estudantes são estimulados a aprender brincando

A escola em todo lugar

O desempenho dos estudantes nos jogos não foi sem motivo, pelo contrário, é resultado da união e esforços coletivos de toda comunidade escolar quirinopolina. Como explicou a coordenadora da Unidade de Apoio Didático Pedagógico (UADP), Mírian de Paula, o SAEB “serve para diagnosticar e traçar metas para que a gente melhore a aprendizagem. Por isso, nós estamos fazendo, desde o mês de setembro, algumas aulas especiais, aulões no sábado que contaram com vários profissionais das escolas para que pudessem acontecer de forma efetiva”.

Neste sentido, Vone ressaltou que, com a I Gincana do Saber, a pasta inaugura o PROEX I, uma série de projetos de extensão implementados nesta gestão que vão promover o aprendizado dentro e fora das salas de aulas. “Vocês, alunos da rede municipal de educação, além de trabalharem com o ensino dos conteúdos teóricos metodológicos, a partir de hoje, também vão ter a extensão nas matrizes curriculares. É um desejo do nosso prefeito usar os projetos da Universidade Estadual de Goiás e estendê-los à rede municipal através de eventos, projetos e programas”, explicou a educadora.

No ano que vem, provavelmente, vamos ter uma equipe para pesquisa, com laboratórios, experiências, aulas de campo, aulas práticas, para que o ensino tenha qualidade cada vez maior“, secretária de Educação, professora Vone

Neste sentido, ela reforçou também que, mais além, o objetivo da administração é adaptar na educação básica um modelo universitário, que estrutura o processo educacional em três eixos principais: ensino, extensão e pesquisa. “Dentro da Secretaria Municipal de Educação, já temos uma equipe para o PROEX e, no ano que vem, provavelmente, vamos ter uma equipe para pesquisa, com laboratórios, experiências, aulas de campo, aulas práticas, para que o ensino tenha qualidade cada vez maior”, finalizou.

Tudo isso, vai ao encontro do ideal da administração pública de promover uma educação plena, livre, que dê perspectivas de futuro aos estudantes. Como ressaltou a vice-prefeita Nicolina, “Nosso prefeito sonha e sabe o valor de cada aluno, cada professor, cada gestor. Eu tenho certeza que no rosto de cada um de vocês brilha o saber e o conhecimento. Todos que estão nesse projeto, a minha gratidão”.

A primeira Gincana do Saber foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação coordenada pela professora Gislaine Malaquias com o departamento de Planejamento e Coordenação de Projetos Técnicos e Pedagógicos, superintendente de educação professora Delvania Silva e, UADP, coordenada pela professora Mírian de Paula, com a supervisão da secretária municipal de educação, professora Vone.

Participantes receberam prêmios e sorteio de brindes