Robótica, Empreendedorismo na Escola, Instituto de Pesquisa Mirim e centro de idiomas são apenas alguns dos projetos da secretaria para 2022

Ressignificar, inovar e agir, estes foram os verbos mais mencionados durante a cerimônia de abertura da IV Semana Pedagógica da rede municipal de ensino de Quirinópolis. Com tema “Educação e Inovação na prática pedagógica”, desta segunda-feira (17) até a próxima sexta (21), todos os profissionais da rede municipal estarão reunidos, de forma online, para discutir, construir e aprender a executar o plano de ação preparado para 2022 que, com projetos inéditos e inovadores, tem como objetivo mudar os rumos da educação pública municipal.

Assim, a coordenadora da UADP, professora Mírian Maria de Paula, acolheu os educadores explicando que “esta é uma primeira conversa. Nós teremos a oportunidade de várias e várias outras conversas durante o ano letivo pensando no nosso crescimento pessoal e das unidades”. Da mesma forma, a secretária municipal de educação, professora Vonedirce Maria Santos, agradeceu os profissionais por todo empenho em 2021, o que possibilitou tantos avanços na educação pública e, citando o pensador Paulo Freire, chamou os colegas à ação, propondo para 2022 “diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz de tal forma de que num dado momento  sua fala seja a sua prática”, concluiu.

Evento acontece durante toda semana de forma online

Um ano para inovar
Assim, “inovação” será a palavra-chave que vai definir o ano da Educação em Quirinópolis. Neste sentido, Vone apresentou um elaborado plano de ação com diversos projetos para o novo ano letivo e explicou que a intenção é trazer um modelo de ensino universitário para a educação básica, que vai aliar Ensino, Pesquisa e Extensão, ampliando assim o currículo de atividades dos pequenos e promovendo importantes mudanças na educação. “Nós temos o ensino implantado, trouxemos a extensão ano passado com o Proex e, agora, a pesquisa”, resumiu a educadora.  

Assim, um exemplo de iniciativa inovadora será a criação do Instituto de Pesquisa Mirim de Quirinópolis (IPMQ). Um espaço de investigação e aprendizado para os pequenos. “Somente Quirinópolis tem este planejamento. Vai ser inédito”, finalizou a secretária, que tem buscado, junto à Universidade Estadual de Goiás (UEG), dentre outras associações e instituições, a viabilização destas ações. Neste sentido, outro projeto pensado para este novo ano, também no eixo de Pesquisa, será o Clube de Matemática, já em andamento junto à UEG. 

Da mesma forma, a instituição de ensino também será parceira no desenvolvimento do Centro de Idiomas, o que, como explicou Vone, vai ser um Projeto de Extensão com foco no ensino de Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, aplicados à Educação Básica. E não para por aí. A partir deste ano, os estudantes da rede municipal de educação também terão aulas de Empreendedorismo, que, em parceria com o Sebrae, vão preparar e chamar a atenção dos pequenos para novas perspectivas, caminhos diferentes e um universo de possibilidades para seu futuro. 

Além disso, no ano passado, o município aderiu também ao Programa AlfaMais Goiás e, em parceria com o Estado, vai implementar ações que visam contribuir para o processo de alfabetização, assegurando o desenvolvimento de competências e habilidades que garantam a aprendizagem e, consequentemente, a melhoria dos índices de alfabetização na idade certa.

Visto isso, falar em inovação também implica em inserir tecnologias como instrumentos de aprendizado. Assim, uma das propostas da pasta é dar continuidade à implantação de centros tecnológicos em todas as unidades de ensino da rede municipal. Em 2021, três delas já receberam vinte novos computadores cada uma. Sem falar no projeto de Robótica na Escola, que espera-se implantar ainda neste ano.

Um ano para ressignificar e investir
Com tudo isso, “o ano é de prática pedagógica. O ano é de resgate. O ano é de ressignificação da educação”, afirmou Vone. Neste sentido, a secretária apresentou um importante projeto para as escolas polos rurais que vai ressignificar a forma como o ensino acontece nestas instituições e criar “a escola do campo que nós queremos projetar daqui para frente com novas metodologias”, como explicou Mírian.
O fato é que, desde 2021, a pasta já elabora com o Estado de Goiás propostas pedagógicas que vão transformar as quatro escolas polos rurais em quatro Escolas do Campo, com novas propostas metodológicas para desenvolver uma educação no Campo e para o campo, fundamentadas em práticas que trazem o cotidiano e vivências desses alunos às experiências em sala de aula e visam, além da melhoria na qualidade do ensino, a diminuição da evasão escolar. Na cidade, outra grande mudança será na Escola Municipal Márcio Ribeiro que, a partir de janeiro, será a primeira escola municipal em tempo integral.

Para tudo isso, grandes investimentos serão feitos nas instituições de ensino. A começar pela renovação e ampliação do Programa Dinheiro Direto na Escola de Quirinópolis (PDDEQ), que confere autonomia para os gestores de cada uma das unidades escolares investirem os repasses feitos pelo município. Com valores mais altos, Vone afirmou que, junto à equipe jurídica da prefeitura, prepara os últimos detalhes para apresentar o projeto à câmara municipal de vereadores.

Da mesma forma, as melhorias não serão apenas na estrutura, mas também na valorização dos profissionais. Neste sentido, a secretária destacou os projetos focados na educação continuada de professores e a reestruturação atualização da planilha de cargos e salários da educação, em consonância à reforma administrativa. 

Enfim, este é apenas uma pequena parte de tudo que vai nortear a IV Semana Pedagógica e mostra a dimensão do trabalho que será realizado pela educação em 2022. Tudo isso para possibilitar que, como destacou a vice-prefeita Nicolina, a educação continue se transformando e transformando vidas. “Era essa a educação que a sociedade pedia, essa educação que os profissionais e as famílias pediam. Que ela fosse para a comunidade, que ela tivesse asas”, finalizou.

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