Prefeitura de Quirinópolis
ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 16 dez 2021 · Educação

Prefeitura entrega reforma da Escola Municipal Rural Custódio Antônio Cabral

Investir na infraestrutura das unidades de ensino é trabalhar por uma educação mais digna e igual. Por isso, a Prefeitura de Quirinópolis celebrou hoje (16) a entrega de mais uma conquista por anos aguardada pela comunidade escolar da região do Salgado: a reforma da Escola Municipal Rural Custódio Antônio Cabral. O evento reuniu autoridades, pais, alunos e pessoas que acreditam na educação pública municipal e foi finalizado com a entrega de brinquedos para as crianças e um delicioso almoço para a comunidade.

A unidade recebeu pintura geral interna e externa do prédio; pintura e restauração das lousas; instalação de uma academia ao ar livre; pintura da quadra; areia nova para o parquinho; troca da calha do ginásio de esportes; revisão do telhado e troca das telhas danificadas; revisão das calçadas; revisão elétrica e hidráulica de todo prédio, além dos serviços de jardinagem de praxe. Todo esse trabalho foi realizado em cerca de 4 semana com investimento de cerca de R$21.000,00 custeados, sobretudo, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola Quirinópolis (PDDEQ), que nasceu neste ano como uma espécie de auxílio emergencial para que as escolas pudessem viabilizar o retorno dos estudantes às salas de aula e acabou se provando uma ferramenta importante de fomento à educação.

Comunidade escolar participou da entrega da reforma

Mais recursos para a educação

Neste sentido, o prefeito Anderson de Paula ressaltou a importância do programa. “Essa criação do PDDEQ é um legado que a gente deixa para Quirinópolis. É o mais coerente possível porque quem sabe onde ficam as goteiras da casa é quem mora nela”. Assim, ele reiterou a eficácia da iniciativa, que com sua essência descentralizada, permitiu que mais de R$580.000 fossem investidos em outras inúmeras melhorias nas dezessete unidades de ensino da rede municipal de educação. 

“Nada mais justo do que o gestor gerir o recurso e aplicar dentro da sua escola. Essa conquista do PDDEQ é uma vitória para nós e foi por isso que a gente conseguiu fazer essa tão sonhada reforma”, finalizou. Neste sentido, a Secretária Municipal de Educação, professora Vone também reforçou a importância do projeto e agradeceu especialmente à Câmara dos Vereadores que, desde o início, tem acreditado e aprovado todos os projetos da Educação.

“Essas vitórias são de toda comunidade que acreditou nesse projeto”, declarou o prefeito Anderson de Paula

Rompimento de barreiras

Se a educação rompe barreiras, em outro momento do evento, o prefeito Anderson de Paula aproveitou a reunião para contar aos moradores da região sobre outro tipo de barreiras rompidas, desta vez, as que dividem os municípios vizinhos à Rio Verde. Em outubro, o prefeito Paulo do Vale assinou a lei 7.175/2021, que autoriza o poder executivo a fazer parcerias com outros municípios, objetivando a prestação de diversos serviços nas regiões limítrofes a Rio Verde.

Na prática, isso coloca fim a um problema antigo dos moradores da região, que, ao buscarem melhorias para o Salgado, se enroscavam em burocracias territoriais que protelavam a chegada dos benefícios. Agora, serviços como conservação de estradas rurais e municipais, pavimentação asfáltica, limpeza de todos os gêneros, serviços de apoio ao mini e pequeno produtor rural e outros serviços que se fizerem necessários com a utilização de veículos e maquinários para estes fins serão prestados em conjunto nos territórios da divisa.

Assim, mais um dia de conquistas e ganhos ficou marcado na história de Quirinópolis.