Quando o ônibus da Assistência Social chegou na Vila Feliz, os moradores já estavam ansiosos esperando pela tarde que viria pela frente. Afinal, quinta-feira (24) foi dia de sair da rotina e participar de um passeio especial preparado pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por meio do CRAS, que levou os idosos acompanhados pela pasta até o Clube ElDorado. Tudo isso com um propósito muito claro: levar diversão e também estreitar a relação entre poder público e aquela população para otimizar os serviços socioassistenciais prestados. 

Deste modo, ações como estas, além de impactarem na qualidade de vida dos idosos, ainda são uma forma de fortalecer vínculos. Como explicou a coordenadora do CRAS, Daiane Ribeiro, “é através dessas situações que a gente vai compreender melhor quem são cada um de vocês, quais são os principais conflitos, quais são as necessidades”. Neste sentido, a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Geiciane Souza, acolheu cada pessoa presente, ouviu demandas e participou junto das atividades. 

Idosos participaram de atividades especiais preparadas pela equipe para a tarde | Foto: Wilson Júnior

Ela contou ainda que os projetos desenvolvidos pela Assistência Social com esse público não são apenas meramente recreativos, mas também cumprem um propósito dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “A ideia é a gente estar mais próximos para ajudar vocês naquilo que vocês precisam. Então, a gente tem pensado com muito carinho em oferecer algumas atividades divertidas e diferentes para que a gente consiga se conhecer”, cpmpletou a coordenadora da unidade.

Assim, entre brincadeiras, lanches e muita risada, uma das atividades desenvolvidas pela equipe de profissionais foi uma dinâmica que consistia em passar um chapéu pela roda, cada pessoa que pegasse o objeto nas mãos tinha que olhar o que estava dentro e, ao se deparar com o espelho fixado, deveriam responder para o grupo “quem é o que está dentro do chapéu?”. A prática estimulou o autoconhecimento e a partilha, já que todos os idosos contaram, de forma lúdica e divertida, aspectos importantes da sua personalidade e história. Além de funcionar como um importante indicador para os ouvidos atentos das assistentes sociais presentes.

Além de diversão, iniciativa promove o fortalecimento de vínculos entre poder público e população assistida | Foto: Wilson Júnior

Compartilhar notícia