Quirinópolis foi a primeira cidade sede de um câmpus UEG a receber um novo curso superior no governo Caiado

O prefeito Anderson de Paula participou, nesta segunda-feira (25), da abertura da I Semana da Agronomia promovida pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ao lado de autoridades estaduais e municipais, o gestor acolheu os calouros e relembrou o compromisso da administração municipal para fortalecer a universidade pública, ampliar as perspectivas de futuro dos jovens e favorecer a formação da população, criando um mercado de trabalho cada vez mais técnico, capacitado e atrativo a novos investidores.

O reitor da Universidade, prof. Antônio Cruvinel, destacou a sensibilidade da gestão municipal em pensar projetos que, a curto e longo prazo, vão beneficiar a população. da mesma forma, o coordenador da UEG – câmpus sudoeste, professor Roberto Barcelos, iniciou contando aos novos alunos que o ensino de agronomia no câmpus Quirinópolis faz parte de uma história recente conquistada em parceria com a gestão municipal. Por isso, o docente agradeceu ao prefeito pelo apoio.

Criando Oportunidades

Isso porque, em linhas gerais, o prefeito não só fez a gestão necessária junto ao Governo do Estado, por meio da deputada federal Flávia Morais, para a criação do curso mas também realizou, ainda no ano passado, a doação de uma área de cerca de 27 mil m² à Universidade para que fosse possível a implantação da escola-fazenda, ferramenta de ensino imprescindível ao desenvolvimento do curso, onde os alunos terão suas aulas práticas. Este foi o primeiro criado na UEG pela gestão do governador Ronaldo Caiado.

Neste sentido, mesmo com a prerrogativa da gestão municipal de viabilizar o terreno para as aulas práticas, a coordenadora do Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade da UEG, Sueli Martins, destacou que dado ao histórico de gestões municipais que não entendem a importância de fortalecer suas instituições de ensino superior, defender a abertura de um novo curso junto ao conselho universitário não foi fácil.

Área doada pela gestão foi fundamental para viabilizar a criação do curso no município I Foto: Karine Araújo

“Quantos prefeitos na história da Universidade assumiram o compromisso de contribuir e não contribuíram?”, contou a doutora sobre os questionamentos que enfrentou. “Eu esperava essa pergunta para mim e disse, ‘se o Roberto acredita no prefeito, quem sou eu para duvidar?’ E eu tenho certeza que vou estar no dia da doação deste terreno para continuar a história”, relembrou. Por isso, ao descerrar a placa que materializou a doação do terreno, Sueli concluiu que  “o Curso de Agronomia foi criado, entre tantos projetos que nós temos no nosso planejamento, também porque nós temos o compromisso da prefeitura”.

Para o prefeito todo esse empenho não foi em vão. Afinal, investir em qualificação técnica, entendendo as potencialidades da região, é um projeto estratégico da gestão que visa, dentre tantos fatores, tornar o município atrativo a novos investidores que encontrarão na cidade, uma mão de obra qualificada e pronta a atender a todos os mercados que aqui desejarem se instalar.

doutora Sueli Martins, IACAS

Por isso, Anderson destacou também que foi esse mesmo anseio incansável que o motivou a buscar a implantação de um Instituto Federal de Goiás em Quirinópolis, que vai somar com o trabalho que a UEG já realiza no município. Não obstante, outra ação municipal em parceria com a universidade foi a construção de uma sede para o Clube de Matemática, projeto desenvolvido pela UEG, que só existe em sete municípios do Brasil e apenas em Quirinópolis possui uma sede própria. Os Clubes de Matemática não só auxiliam na formação de professores, mas também potencializam o aprendizado de centenas de alunos da educação básica, garantindo um melhor desempenho em sala de aula.

Aproveitando o evento, o deputado estadual Wagner Neto também entregou uma casa de vegetação, construída na universidade por meio de emenda parlamentar.