São distribuídos mais de 5000 Kits Merendas mensalmente aos alunos matriculados na rede de ensino municipal

No dia 07 de abril de 2020, foi promulgada a Lei 13.987, que garante aos estudantes afastados do ambiente escolar a manutenção do direito a uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, por meio da distribuição de gêneros alimentícios às famílias. Os produtos são adquiridos pelos municípios com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Apenas em abril, a Prefeitura de Quirinópolis distribuiu 5638 unidades, do que, na cidade, é chamado de Kit Merenda, uma espécie de cesta básica que possui todos os ingredientes necessários para que a família possa garantir que as crianças tenham em casa uma alimentação com a mesma qualidade que a fornecida pela escola. Cada kit é composto por um pacote de frango (coxa e sobrecoxa), 2kg de arroz, 1kg de feijão, 1 litro de leite, 500g de macarrão, 1 pacote de bolacha, 1 litro de óleo, além de um tipo de fruta e vegetal.

Assim, o município atende o que é  posto pela Lei 11.947/2009, que dispõe sobre a alimentação escolar: “o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escola”.

Segurança alimentar e papel social da escola

Entretanto, muito além de cumprir com o dever de fornecer uma alimentação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino, mesmo que afastados do ambiente escolar, a Prefeitura de Quirinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, preocupa-se em fazer do período de entregas dos kits merenda um momento de conexão real com as famílias. Ali, pais, responsáveis e estudantes são acolhidos com respeito, carinho e, claro, segurança. Neste sentido, a vice-prefeita Nicolina tem participado pessoalmente dessas ocasiões, reforçando o compromisso e cuidado da gestão com a Educação Municipal, característica cobrada pelo prefeito Anderson de Paula.

A pauta traz luz a assuntos muito mais complexos, como a segurança alimentar. O termo cunhado após a segunda guerra mundial fala sobre o direito de todos os cidadãos de terem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade. Assim, como explicou a secretária de educação na distribuição dos primeiros kits, “esse compromisso acontece quando as escolas adotam posturas, comportamentos e ações que atuam na promoção do bem-estar da sociedade envolvidos na construção do todo”.

E completa: “uma merenda escolar saudável e rica em nutrientes é fundamental. Todos os esforços que permitam uma melhoria da qualidade da alimentação distribuída aos alunos são essenciais”. Assim, alertar à sociedade sobre a obrigatoriedade da ação prevista por lei e garantir o acesso pleno dos estudantes ao benefício é papel do poder público.