Contratação da empresa que vai desenvolver o projeto foi possível graças à união da iniciativa privada

No último sábado (27), aconteceu a assinatura do contrato com a empresa que vai desenvolver o projeto executivo para pavimentação da GO-319, no trecho que liga Denislópolis a Castelândia. O evento, que representa um importante marco para o desenvolvimento da região, contou com a presença do presidente da FAEG, o deputado federal José Mário Schreiner, do prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula, prefeito de Castelândia, Marcos da Farmácia, autoridades municipais e produtores rurais, que apoiaram a iniciativa.

Antes de chegarem à Fazenda Santa Carla, local onde aconteceu a reunião, os participantes realizaram uma vistoria técnica ao longo do trajeto que, futuramente, se transformará em mais um canteiro de obras da GOINFRA na região. Ali, foi possível perceber a importância da iniciativa que vai encurtar o acesso à capital do Estado e também facilitar o escoamento da produção.

Assinatura do contrato de desenvolvimento do projeto executivo da obra contou com a presença de autoridades federais, municipais e produtores rurais

Impacto socioeconômico

Durante evento o presidente da FAEG, Zé Mário, ressaltou a importância do momento: “quando você passa em uma rodovia dessa e vê o potencial, a riqueza, a maravilha da lavoura, a pecuária, a produção de leite e a produção de cana, você não precisa ser tão especialista para saber que essa obra é fundamental”. O parlamentar ressaltou ainda “há anos e anos que a população aguarda a pavimentação desse trecho”.

Neste sentido, o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula, explicou os benefícios logísticos da obra e o impacto que ela terá em toda a região. “As cidades circunvizinhas aqui no extremo sudoeste vão encurtar a quilometragem para se deslocar até a capital. Sem contar que vai dar mais qualidade de vida para toda a população das Sete Lagoas, região de terra de cultura, região produtiva, que gera renda”, e completou, “o projeto executivo, é uma conquista para Quirinópolis, Castelândia e toda a região”.

“O projeto executivo, é uma conquista para Quirinópolis, Castelândia e toda a região”, ressaltou o prefeito Anderson de Paula

Tudo isso vai ao encontro de esforços do governo do Estado que só operacionaliza projetos que vão de fato gerar benefícios reais para os goianos. “Hoje, toda obra aqui é executada visando o desenvolvimento do Estado de Goiás”, reiterou o deputado e acrescentou ainda: “Qualquer projeto que for realizado de pavimentação, de reconstrução, passa pelo crivo da FAEG do IFAG, que fazem todo estudo socioeconômico do impacto de cada obra. Isso é ter zelo com o recurso público porque aquela obra vai impactar positivamente para que o Estado possa se desenvolver”, finalizou.

Assim, o custeio da obra será pago com recursos do Estado de Goiás, em um valor inicial orçado de cerca de R$58 milhões de reais. Para dar mais celeridade ao processo, o projeto executivo, no valor de R$700 mil reais, foi pago por meio de doação de produtores rurais e da USJC, que doou 50% do valor, provando mais uma vez a confiança no trabalho realizado pelo poder público atualmente. Agora, o próximo passo é aguardar a conclusão do projeto executivo, em cerca de 100 dias, e o início do processo de licitação para que as obras possam ser iniciadas, com previsão para 2022.

Compartilhar notícia