Delegado da Receita Federal em Goiás veio à cidade para oficializar assinatura do acordo de cooperação técnica

Quando Luiz Felipe soube que precisaria ir até Rio Verde para regularizar seu CPF, sua primeira reação foi o desânimo que, aliado à rotina agitada, o levou a adiar inúmeras vezes o compromisso. Histórias como a do jovem, infelizmente, não eram raras em Quirinópolis, mas, nesta quinta-feira (09), elas deixaram de se repetir. Junto ao delegado da Receita Federal em Goiás, José Aureliano, o prefeito Anderson de Paula assinou hoje o Acordo de Cooperação Técnica que autorizou a implantação de um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal na unidade Tudo Aqui.

Agora, a população tem acesso facilitado a 20 serviços, como inscrição ou alteração de dados do CPF, consultas, emissão de certidões de regularidade fiscal, retificação de documentos de arrecadação, procuração RFB, dentre outros, o que vem, sobretudo para atender à população mais vulnerável e aos micro e pequenos empreendedores. E Luiz Felipe, que há tanto adiava a regularização do CPF, em três minutos resolveu a situação. Ele foi a primeira pessoa a ser atendida no município. Neste sentido, o chefe da Agência da Receita Federal em Rio Verde, Douglas Machado, reforçou que a iniciativa “é de fundamental importância para todas as pessoas, sobretudo as pessoas de baixa renda porque evita a ida até a cidade vizinha”.

Delegado da Receita Federal em Goiás, José Aureliano explica os benefícios da implantação do PAV

Mais acesso a quem mais precisa

Como reforçou o delegado da RF: “O PAV vai evitar o deslocamento da dona de casa que, às vezes, precisa regularizar o CPF do seu filho para realizar a matrícula na escola pública. Do pequeno empreendedor que precisa regularizar seu CNPJ para conseguir um empréstimo num banco oficial e investir no seu negócio, criando uma ou duas vagas de emprego”, disse, “Ou até uma pessoa que precisa estar com seu CPF regularizado para conseguir remédios de valor mais elevado ou até receber o auxílio emergencial”, finalizou.  “Esse tipo de política pública é o que eu prego”, iniciou o prefeito Anderson de Paula, “para nós a criação desse posto de atendimento é um marco que vai ficar cravado na história”, completou.

O gestor ressaltou ainda que a iniciativa de trazer o PAV para Quirinópolis vai ao encontro de uma série de ações que têm elevado o município a um patamar capaz não só de absorver as demandas da população local, mas também de atender às regiões mais próximas. “Nós queremos descentralizar operações e trazer para as regiões que mais precisam”, explicou.

Para garantir a qualidade no atendimento e eficácia nas operações realizadas remotamente, dois servidores da unidade passaram por treinamento com equipes da RF e toda estrutura necessária foi providenciada pelo município para garantir a plena implementação dos serviços, que já passaram a funcionar no mesmo dia da inauguração.

Primeiro atendimento já aconteceu no mesmo dia da inauguração