Nesta terça-feira (06), o prefeito Anderson de Paula deu início a um marco inédito na educação municipal: a entrega dos quase 6 mil cartões de material escolar para os estudantes da rede pública de Quirinópolis. Essa é a primeira vez que o município implanta uma política pública com esse formato, que une apoio direto às famílias e fomento à economia local.
Os cartões, carregados com valores destinados exclusivamente à compra de materiais escolares, totalizam mais de R$700 mil investidos com recursos próprios da Prefeitura. As famílias poderão utilizar o benefício no comércio local, gerando renda para os empreendedores e fortalecendo o setor varejista da cidade.
Durante a solenidade de entrega, Anderson de Paula destacou a importância da ação para promover mais igualdade de condições entre os alunos. “Estamos falando de dignidade, de oportunidade e de um compromisso real com a educação. Esse investimento representa um passo concreto rumo a uma cidade mais justa e que acredita no poder transformador da escola”, afirmou o prefeito.
Além dos cartões, os alunos também começaram a receber os tênis que compõem o uniforme escolar, e o prefeito anunciou uma novidade: a partir deste ano, cada estudante receberá dois pares de tênis por ano — um no primeiro semestre e outro no segundo.
A ação integra o pacote de investimentos da atual gestão na área da educação, que tem priorizado o cuidado com os alunos, a valorização dos profissionais e a modernização das estruturas escolares. Por isso, durante a entrega o prefeito aproveitou a oportunidade para destacar os investimentos feitos em cada unidade escolar por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDEQ, que trouxe mais autonomia aos gestores para cuidarem da manutenção de suas unidades escolares.

Investimento visa reduzir desigualdades em sala de aula I Foto: Karine Araújo
Cada pai ou responsável poderá escolher o material que deseja adquirir seguindo os itens descritos para cada série, da seguinte forma:
GI ao GIII
- 1 caixa de massa de modelar
- 1 caixa de gizão de cera com 12 cores
- 1 caixa de tinta guache 12 cores
- 1 pincel
- 1 chamequinho branco
- 2 EVAs
- 1 papel carmem
- 1 caderno pequeno capa dura
- 1 caixa de lápis de cor jumbo 12 cores
- 1 caixa de cola colorida
- 1 toalha de mão
GIV ao Pré-II
- 1 apontador
- 2 borrachas
- 2 cadernos grandes capa dura
- 1 caderno desenho capa dura
- 1 caixa de giz de cera 12 cores
- 1 cola branca
- 4 lápis preto
- 1 caixa de massa de modelar
- 1 pincel
- 1 tesoura sem ponta
- 1 caixa de tinta guache
- 1 caderno pequeno para recado
- 2 chamex brancos
- 1 EVA
- 1 papel carmem
1º ao 5º ano
- 1 tesoura sem ponta
- 7 cadernos grandes de capa dura 96 folhas
- 4 lápis pretos
- 1 régua
- 2 colas brancas
- 1 caixa de lápis de cor de 24 cores
- 1 apontador
- 4 borrachas
- 1 caderno desenho
- 1 caderno caligrafia
- 1 caixa de canetinha
- 2 EVAs
- 1 papel carmem
- 1 caderno pequeno para recados
- 2 chamequinhos brancos
6º ao 9º ano
- 1 apontador
- 2 borrachas brancas
- 1 caderno de desenho
- 1 caixa de lápis de cor
- 1 cola branca
- 4 lápis preto
- 1 tesoura sem ponta
- 1 régua transparente
- 1 transferidor
- 1 caderno universitário
- 2 canetas azuis
- 2 canetas pretas
- 2 canetas vermelhas
- 1 calculadora
- 1 chamequinho branco
EJA – 1º ao 5º ano
- 1 apontador
- 2 borrachas
- 1 caixa de lápis de cor
- 1 cola branca
- 3 lápis preto
- 1 régua
- 1 caderno universitário
- 2 canetas pretas
- 2 canetas azuis
- 2 canetas vermelhas
- 1 tesoura sem ponta